Livro conta a história do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira da UFRJ

O lançamento acontece dia 13 de março. A obra conta a história da entidade que nasceu na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e participou da fundação da UNE em 1937


Há quase 92 anos, no dia 16 de maio de 1916, era criado, no Rio de Janeiro, o Grêmio Jurídico e Literário, posterior Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, da atual Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. O CACO, como é conhecido por todos, tornou-se ao longo das décadas uma das mais importantes entidades estudantis do Brasil, tendo participado da fundação da UNE em 1937.

No dia 13 de março, parte dessa grande e vitoriosa história será apresentada com o lançamento do Livro Histórico do Centro Acadêmico. A publicação reúne, em 340 páginas, entrevistas com algumas das maiores lideranças do movimento estudantil brasileiro, egressas do CACO: Vladimir Palmeira, Fernando Barros, José Frejat, e Daniel Aarão Reis.


Além de depoimentos sobre grandes mobilizações e campanhas, como a Greve dos Bondes, a Passeata dos Cem Mil, a Campanha pela entrada no Brasil na II Grande Guerra ao lado dos aliados, a Oposição ao Estado Novo e a Resistência à Ditadura Militar, são narradas situações que descrevem a vida dos alunos da Faculdade Nacional de Direito durante a história de lutas e vitórias do CACO.


O lançamento do livro "CACO: 90 anos de História", acontecerá às 18h, no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ) Rua Moncorvo Filho, nº 8, segundo andar.



0 comentários: