Cuba celebra cinema pobre contra 'falso glamour' dos grandes

Um festival de "Cinema Pobre" será realizado em Cuba durante a próxima semana, com um grande objetivo em vista: marcar "a banalização e o falso glamour" que, segundo os organizadores, as "grandes transnacionais cinematográficas" disseminam no setor.


Humberto Solás, cineasta cubano ganhador de vários prêmios internacionais e atual presidente do comitê organizador do evento, disse nesta quarta-feira (9) em Havana que 120 filmes de longa e curta-metragem serão projetados. As produções pertencem a mais de 20 países, entre eles o Brasil, outros países latino-americanos e até mesmo cineastas palestinos.

"(A edição de 2008) continuará mantendo, como nos anos anteriores, o espírito de um cinema libertário, que não faz concessões às grandes empresas cinematográficas", disse Solas. Esse tipo de cinema, segundo ele, "se converte, assim, em uma espécie de laboratório de cultura comunitária com a intervenção de diversas manifestações artísticas".

O programa do Festival do Cinema Pobre, que vai de 14 a 20 de abril, também contará com palestras e conferências especializadas sobre cinema e outros setores artísticos, como música contemporânea.
Ansa Latina

Fonte: www.vermelho.org.br

0 comentários: