Roda de Samba do CUCA Rio recebe os bambas do samba Carioca

O “Canto da Fofoca” reúne diversos sambistas na Praia do Flamengo, 132


O Centro Universitário de Cultura e Arte do Rio de Janeiro recebeu em sua última atividade o ilustre sambista Walter Alfaiate. Nascido em Botafogo, no Rio de Janeiro, compôs vários sambas para blocos carnavalescos da região, como o bloco Foliões de Botafogo e o bloco São Clemente. Participou das rodas de samba no Teatro Opinião ainda nos anos 60. Formou vários grupos, como os "Reais do Samba" e o "Samba Fofo" e teve canções interpretadas por Paulinho da Viola. Em 1982 passou a fazer parte dos quadros da Portela, onde até hoje é reverenciado. Walter tem mais de 200 sambas gravados em seus longos anos de carreira e ainda hoje trabalha como alfaiate, profissão que aprendeu ainda quando criança. “Naquela época participei de várias manifestações de estudantes e de ocupações de cinemas na Cinelândia e do centro do rio”, relembra Walter em seu depoimento cedido ao CUCA Rio.

Sua Visita ao terreno deve-se às atividades promovidas pelo CUCA, que desde a ocupação do terreno em fevereiro de 2007, durante a 5ª Bienal de Arte Ciência e Cultura da UNE, retomou o local mantendo diversas atividades culturais, como na intenção da UNE recuperar um espaço histórico de ricas trocas entre a comunidade acadêmica e a cultural iniciado em 1942, mas que foi interrompido pela ditadura militar. Hoje, a atração é a deliciosa Roda de Samba, organizada em parceria com os senhores estudantes do Canto da Fofoca que a cada dia atrai um número maior de participantes e de público.

De acordo com a diretoria da UNE, algumas obras de estruturação do terreno serão iniciadas ainda neste mês. Serão reformados os banheiros, a cozinha onde funciona o bar em dias de evento, erguida uma lona de circo para abrigar as atividades teatrais, cineclubistas e de oficinas que possibilitarão atividades permanentes para oxigenação constante do Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE, que tem sua sede oficial naquele terreno. O espaço também ganhará nova iluminação e, além disso, após as obras, funcionará como sede das entidades estudantis universitárias e secundaristas do Rio de Janeiro. De acordo com Felipe Redó Coordenador do CUCA, - “Essas obras servem como medida paliativa até que consigamos erguer a nossa nova sede projetada por Oscar Niemayer”.

O CUCA Rio fica na Avenida Praia do Flamengo, 132 no Bairro do Flamengo no Rio de Janeiro. A roda de samba acontece de quinze em quinze dias.

Serviço:
O que? Roda de samba do CUCA RIO
Quando? Sábado, dia 26 de abril
Onde? Praia do Flamengo, 132

Na Foto: Alê Stropp do Instituto CUCA, Walter Alfaiate, Janaina Presidente da AMES RJ e Felipe Redó Coordenador do CUCA Rio.

Fernando Marray
Coordenador de Comunicação do CUCA do Rio de Janeiro
21. 8841-7779 jornalistamarray@gmail.com

0 comentários: