Festival ESTAÇÃO PIAUÍ


3 dias de filmes e debates - poder, perfil, humor
de 9 a 11 de março no Odeon Petrobras
O Grupo Estação e a Revista Piauí se encontram para discutir pontos de contato entre cinema e palavra escrita. Em três dias de filmes e debates, os temas poder, perfil e humor serão debatidos com o público por profissionais das duas áreas.
Serão exibidos 12 longas, incluindo clássicos - Um dia nas corridas, de Sam Wood, com os irmãos Marx, Meu Tio, de Jacques Tati, A Marca da Maldade de Orson Welles; filmes premiados e bem apreciados pelo público, como A Escola do Riso, de Mamoru Hoshi, Madame Satã, de Karim Ainouz, o Último Rei da Escócia, de Kevin Macdonald e outros; pré-estréias - Personal Che, de Douglas Duarte e Adriana Mariño e O Banheiro do Papa, de César Charlone e Enrique Fernandez.
Destaque especial para o inédito Videogramas de uma Revolução, ousado documentário que mostra, através das imagens de inúmeras câmeras domésticas, a sangrenta derrubada do ditador romeno Ceausescu. Videogramas de uma Revolução é caso único de uma revolução popular filmada por cinegrafistas amadores, que, com suas câmaras de vídeo, tudo capturaram, desde o primeiro instante, em que o ditador, diante da multidão, percebe que seu regime foi desafiado, até o momento derradeiro, quando Ceausescu é executado e a imagem de seu corpo é exibida em rede nacional.
Entre os debatedores, nomes como os do cineasta Guel Arraes, da jornalista e vereadora Soninha Francine, do historiador José Murilo de Cavalho e do documentarista João Moreira Salles, entre outros.
Programação:
domingo, 9/03: tema PERFIL
12h - Topsy Turvy, de Mike Leigh
15h - Madame Satã, de Karim Ainouz
17h10 - O Último Rei da Escócia, de Kevin MacDonald
19h30 - debate: A mesa formada pelos cineastas Karim Aïnouz, Douglas Duarte e Walter Salles, pelo historiador José Murilo de Carvalho e pela jornalista Daniela Pinheiro vai discutir como o cinema e o jornalismo lidam com personagens reais. Os limites éticos, as questões práticas, os fatos e a ficção.
21h - Personal Che, de Douglas Duarte e Adriana Mariño. (pré-estréia)
segunda, 10/03: tema PODER
13h50 - A Batalha do Chile: Parte 2 - O Golpe de Estado, de Patrick Guzman
15h30 - Vocação do Poder, de Eduardo Escorel
17h40 - A Marca da Maldade, de Orson Welles
19h30 - debate: Como o jornalismo trata o poder? E o cinema, como o retrata? Como jornalistas e cineastas se relacionam com o poder? Falam sobre o assunto a jornalista e vereadora Soninha Francine e os cineastas João Moreira Salles, Eduardo Escorel e David França Mendes.
21h - Videogramas de uma Revolução, de Harun Farocki e Andrei Ujica (exibição única, o filme não será lançado no Brasil)
terça, 11/03: tema HUMOR
13h - Meu Tio, de Jacques Tati
15h10 - Um Dia nas Corridas, de Sam Wood
17h20 - Escola do Riso, de Mamoru Hoshi
19h30 - debate: Os jornalistas Tutty Vasquez e Marcos Caetano, os cineastas Guel Arraes e Cesar Charlone e o humorista Marcelo Madureira falam das dificuldades, e dos prazeres, de fazer rir, seja nas telas dos cinemas e da TV, seja no papel dos jornais e revistas.
21h - O Banheiro do Papa, de César Charlone e Enrique Fernandez (pré-estréia)
Festival Estação Piauí
de 9 a 11 de março
ingressos: R$10,00

1 comentários:

Anônimo,  8 de fevereiro de 2010 às 12:40  

absolute length prasad dutyboard sincere finasteride oriental implicit omste full centrally
lolikneri havaqatsu