O teatro vai a Brasília. E pressiona o Senado...

Um anteprojeto de lei chegou ao Senado Federal para incentivar o desenvolvimento da produção teatral brasileira e acelerar a captação de recursos para o setor. Na tarde de quarta-feira (27), artistas e produtores foram a Brasília (DF) com duas reivindicações fundamentais: novas formas de financiamento e a criação da Secretaria Nacional do Teatro, subordinada ao Ministério da Cultura.

O ator Marco Nanini fez a entrega solene do texto ao presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), salientando o apoio de grande parte da categoria teatral à proposta. Em seguida, o grupo foi recebido pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), e ao plenário.

Os artistas e produtores propõem um novo mecanismo de incentivo fiscal para as empresas de produção teatral - o "investimento". Através dele, empresas privadas poderiam contribuir com produções teatrais e, em troca, terem benefícios nos lucros das peças. No anteprojeto também há outro mecanismo já conhecido, o patrocínio.

"O anteprojeto amplia a participação da iniciativa privada na cultura brasileira, sem aumentar em nada a renúncia fiscal. O setor está muito engessado", disse a atriz Regina Duarte. Já sua colega Irene Ravache lembrou que a produção teatral gera empregos no país. "Temos a esperança e quase certeza de que a nova lei será aprovada rapidamente, porque vai ser um benefício para todos."

Os atores e produtores disseram que a Lei do Audiovisual foi decisiva para impulsionar o cinema brasileiro. Agora, eles querem o mesmo para o teatro. O ator Marco Nanini afirmou que falta uma regulamentação clara: "Precisamos de uma lei que regulamente o teatro, com regras claras, para não dependermos de um governo específico".

O anteprojeto será agora transformado em projeto de lei na Comissão de Educação e depois submetido ao plenário. Cristovam defendeu a iniciativa dos atores: "Hoje o teatro está na vala comum, e a aprovação dos projetos demora muito". Garibaldi também disse que apoiará a aprovação da lei, que depois precisará ser votada na Câmara: "Isso aqui será vapt-vupt", prometeu Garibaldi.

Nicette Bruno, Regina Duarte, Camila Amado, Irene Ravache, Virgínia Cavendish e Xuxa Lopes foram alguns dos artistas que estiveram no Senado. Entre os produtores, estavam Ana Luiza Lima, Bianca de Felippes, Eduardo Barata, Fernando Libonati, Norma Thiré e Mário Martini.

Fonte: www.vermelho.org.br

0 comentários: