Nova diretoria da UNE toma posse na sexta (10) e comemora os 70 anos da entidade



Festas e atos políticos vão marcar o aniversário da entidade em São Paulo e no Rio de Janeiro
Nesta semana, uma série de atividades no Rio e em São Paulo celebrará os 70 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE). A entidade faz aniversário no próximo sábado, 11 de agosto, mas as comemorações começam bem antes. Haverá posse da nova diretoria, passeatas, lançamentos de filmes e livros, sessões de cinema gratuitas, além de shows e a apresentação do novo projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para a sede na Praia do Flamengo, 132.
"Todas essas atividades, claro, são importantes para marcarmos essa data especial. Mas o que importa de verdade é saber que a UNE, ao longo de toda esta trajetória, depois de passar por momentos difíceis, chegando a ser extinta pela ditadura militar, se reconstruiu, fortaleceu a sua base e hoje continua de pé, cada vez mais jovem", diz presidente da UNE, Lúcia Stumpf. "Esse aniversário também serve de reflexão e homenagem a todos os que tombaram na luta pela democracia e justiça social. Que outros 70 anos venham e que nunca esqueçamos os Honestinos, Vannucchis e Edsons que doaram a vida pela luta", completa. (Visite o especial dos 70 anos da UNE)
Abaixo, confira o resumo da programação nas duas capitais:

RIO DE JANEIRO
» Lançamentos: filme e livro sobre a UNE – 9 de agosto (quinta)A festa começa na quinta-feira, 9 de agosto, às 18h30, no Cine Odeon, no Rio de Janeiro. Neste dia, o Projeto Memória do Movimento Estudantil (http://www.mme.org.br/) vai homenagear os estudantes com dois presentes especiais: o livro "Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias", da historiadora Maria Paula de Araújo; e dois filmes inéditos dirigidos por Silvio Tendler: "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil".
Os documentários (que se completam e formam um só filme) de Tendler contam esses 70 anos de história a partir de dois pontos de vista. O primeiro, "Ou ficar a pátria livre...", é focado na história política e faz um percurso cronológico sobre o período. Já o segundo, "O afeto que se encerra...", é mais subjetivo e explora, nas entrevistas e depoimentos, os aspectos culturais e comportamentais relacionados ao movimento estudantil.
Os filmes e o livro fazem parte do projeto Memória do Movimento Estudantil que vem resgatando a história da militância da juventude brasileira. A iniciativa tem o patrocínio da Petrobras, e é resultado da parceria da UNE com a Fundação Roberto Marinho, Museu da República e TV Globo.
Uma das principais ações do projeto foi o registro de 100 depoimentos com os principais expoentes desse movimento. O trabalho deu origem a cerca de 300 horas de gravação, que serviram de base para a produção de Sílvio Tendler e a pesquisa da professora Maria Paula Araújo.
(* A sessão de lançamento será fechada para convidados. Os filmes também vão ser exibidos, nos dias 11 e 12 de agosto, no Canal Futura)
» Passeata, posse e projeto Niemeyer – 10 de agosto (sexta)Na sexta-feira, 10 de agosto, a UNE fará uma "culturata" pelas ruas do Rio de Janeiro para comemorar os 70 anos. A concentração será às 13h, no largo do Machado, com a participação do grupo Rio Maracatu. De lá, os estudantes seguem para o terreno da Praia do Flamengo, 132, espaço que foi recentemente retomado pela UNE, após anos de impasse judicial com um estacionamento clandestino que funcionava no local (saiba mais: www.une.org.br/acampamento).
No terreno haverá a apresentação do novo projeto elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para a construção da sede da UNE na Praia do Flamengo. Logo depois, um ato com a presença de personalidades políticas e culturais, ex-lideranças estudantis e ex-presidentes da UNE dará posse à nova diretoria da entidade, eleita em julho, durante o 50º Congresso. A nova presidente é a gaúcha Lúcia Stumpf, 25 anos, a 4ª mulher a assumir o comando da entidade.
A nova direção da UEE-RJ (União Estadual dos Estudantes) também tomará posse. Para encerrar o dia, show da velha guarda da Vila Isabel.» Festa 70 anos – 11 de agosto (sábado)No sábado, 11 de agosto, data do aniversário da UNE e também dia do estudante, atividades culturais gratuitas no terreno vão acontecer durante todo o dia. O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) do Rio de Janeiro programou exibição de filmes infantis e uma festa "agostina", com quadrilha, barraquinhas e trios de forró.
SÃO PAULO
» Posse da diretoria e festa 70 anos – 11 de agosto (sábado)Em São Paulo também acontece uma festa no sábado, dia 11. Os estudantes paulista vão comemorar os 70 anos da UNE no Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri, sede do CUCA-SP.
Na programação, também gratuita, exibição dos filmes "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil", de Silvio Tendler; e "Arquivo Gui: Honestino Guimarães", dirigido por Paula Damasceno, e produzido pelo CUCA.
Haverá ainda uma nova posse da diretoria da entidade, junto com a UEE-SP (União Estadual dos Estudantes). Pouco antes da festa, o ex-presidente da UNE, Gustavo Petta, lançará o seu Blog (http://blogdopetta.blig.ig.com.br/), que será hospedado no portal do IG e vai tratar de temas ligados à juventude.
PROGRAMAÇÃO 70 ANOS DA UNEInformações: (11) 5572.1119 / cuca@une.org.br
RIO DE JANEIRO
9 de agosto (quinta)Local: Cine Odeon - Cinelândia/Centro18h30 – LançamentosLivro: "Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias" - Maria Paula de AraújoFilmes: "Memória do Movimento Estudantil – Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil" – Dir. Silvio Tendler
10 de agosto (sexta)13h - "Culturata" - Passeata Cultural dos 70 anosConcentração: Largo do Machado
15h - Apresentação do Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer Posses diretoria da UNE e UEE-RJFesta de encerramento com a Velha Guarda da Vila IsabelLocal: Praia do Flamengo, 132
11 de agosto (sábado)Local: Praia do Flamengo, 13214h - Exibição de filmes infantis
16h - Arraial do CUCA-RJTrio Potiguá, TrioCasado Miudinho, Marcus Lucenna
SÃO PAULO11 de agostoLocal: Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri/CUCA-SP (sede das entidades)Rua Vergueiro, 2485, Vila Mariana18h - Exibição de Filmes "Memória do Movimento Estudantil - Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" (Dir. Sílvio Tendler)"Arquivo Gui: Honestino Guimarães" (Dir. Paula Damasceno, Alessandra Stropp e Luís Parras)
20h - Posse das diretorias UNE e UEE-SPLançamento do Blog do ex-presidente da UNE, Gustavo Petta
21h30 - Festa 70 anos da UNE

Da Redação
Fonte: ww.une.org.br

1 comentários:

De acordo com 7 de agosto de 2007 às 20:00  

E aí, galera do Cuca Rio!
Linkamos vcs no blog Cuca de Campina.
Valeu!