Cine Odeon exibe dois filmes sobre a UNE em sessões gratuitas até dia 17

"Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil" do diretor Silvio Tendler, estão em cartaz no cinema mais charmoso do Rio de Janeiro

A estréia dos médias metragens "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil" não poderia ter sido melhor. O Cine Odeon, que fica na Cinelândia, Rio de Janeiro, ficou lotado e com fila na porta no último dia 9.

Para quem não viu e para os que querem rever os filmes do diretor Sílvio Tendler uma boa novidade: até dia 17 deste mês o Cine Odeon vai promover sessões gratuitas todos os dias, às 17h.

Os dois documentários (que se completam e formam um só filme) contam os 70 anos de história da UNE a partir de dois pontos de vista. O primeiro deles, "Ou ficar a pátria livre...", é focado na história política e faz um percurso cronológico sobre o período.

O filme traça um perfil cronológico da militância dos jovens brasileiros, desde a década de 30, quando os estudantes começam a ser organizar, até 2007, quando a UNE ocupou e retomou o terreno onde funcionava a sede a entidade –e que foi incendiada em 1964.

Já o segundo, "O afeto...", é mais subjetivo e explora, nas entrevistas e depoimentos, os aspectos culturais e comportamentais relacionados ao movimento estudantil. Tem com foco na produção cultural e nas experiências pessoais, o filme destaca peças teatrais, poesias e músicas feitas pelos militantes. A maioria com forte crítica social e política.

Serviço
O que? Exibição gratuita de "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil"
Quando? até 17 de agosto
Onde? Cine Odeon
Praça Floriano 07, Cinelândia
Quanto? gratuito


Fonte: www.une.org.br


Saiba mais:
12/08/2007 - Em noite especial, Cine Odeon lotado para lançamento do filme e livro sobre a UNE
08/08/2007 - UNE 70 anos: Silvio Tendler fala dos filmes sobre a história da entidade