CUCA Rio Participa da 4ª Convenção de Malabarismo e Circo em Petrópolis


De 26 a 29 de Julho em baixo de muito frio a cidade de Petrópolis foi palco da 4ª Conferência de Malabarismo e Circo do Rio de Janeiro que neste ano contou com o apoio do CUCA RIO.
Num Clima bastante familiar os mais de 160 participantes que vinham de diversos lugares do Rio de Janeiro e também de São Paulo, Minas Gerais, Londrina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo sem esquecer dos participantes de outros países como Chile, Argentina Uruguai e Alemanha, montaram suas barracas e Transformaram a quadra do CIEP Cecília Meireles em uma tenda gigantesca para abrigar as atividades da quarta conferência.
A Conferência foi marcada por inúmeras atividades como apresentações, treinos, jogos e oficinas. No segundo dia houve o lançamento oficial da conferência - onde os participantes jogam três vezes para o alto seus instrumentos circenses ao som de sanfonas e pandeiros-, no mesmo dia também teve a noite fogo e Luz onde os participantes se apresentavam com seus instrumentos em chamas e pra fechar a noite a apresentação dos renegados, momento em que a platéia participa apresentando qualquer coisa, sejam acrobacias, poesias ou suas habilidades com os instrumentos de malabares e é a própria platéia quem julga a performance do renegado, se for boa ganha uma cerveja ou um drink mas se não for o participante e alvejado por latinhas de cerveja.

No terceiro dia de convenção nem a chuva fina e fria que caia na Cidade Imperial impediu que os participantes tomassem as ruas do centro da cidade num cortejo que deixava as pessoas encantadas e admiradas, fossem elas crianças ou adultos. Os lojistas também largavam seus postos e corriam para assistir a passagem dos Palhaços e Malabaristas que os convidavam para o ápice do encontro que aconteceria na noite de sábado, era a Festa de Gala e o Renegala, momentos mágicos em que os artistas vestiam suas melhores roupas e davam o melhor de si na apresentação de seus números para impressionar o público.

A organização do evento ficou por conta de quatro pessoas - Miguel Noronha, Andre de Abreu, Tainá Förthmann e Emerson Rodrigues - que passaram diversas noites em claro para fazer um evento em que os participantes não tivessem preocupação alguma com estrutura, alimentação, alojamento etc. Segundo Paulo Vitor ( P.V.) “ É preciso ter um conhecimento prévio das atividades para poder montar a estrutura necessária para a galera poder se apresentar sem problemas."
Para André um dos organizadores do evento a convenção vai além de apresentações e competições, ela tem o caráter de difundir a arte circense pelo Brasil. “Falta trabalho para toda essa galera que não tem o reconhecimento da sociedade”. Para Emerson que também faz parte do CUCA Rio que não tem uma opinião diferente de André, “a conferência vale também como um intercâmbio entre os artistas já que tem gente de todo o Brasil e de outros países também. Desta forma cria-se um espaço em que podemos observar e aprender novos truques com nossos colegas e também nos divertimos muito além de acompanharmos o crescimento dessa arte milenar que é o Malabarismo. Uma arte que não tem preconceito algum para quem pratica, conseguimos aglomerar vários tipos de pessoas de todas as classes sociais”.
Tainá que também faz parte da organização lembra que os apoios que receberam foram fundamentais para que pudessem realizar esta conferência. Ela diz também que este tipo de conferência segue os padrão de conferência europeu que já esta em sua 30ª Edição. Quando perguntados sobre o que fariam dali pra frente, várias idéias surgiram, inclusive a de montar um núcleo organizacional que fosse responsável por montar a Conferência Latina Americana de Malabarismo e Circo.

A nós só resta botar fé nessa galera e aplaudir de pé o trabalho que eles fazem todos os dias em todos os canto do mundo, seja no sinal de transito, no picadeiro, na praça publica ou em casa.

Um Espetáculo do Crescimento...

Fernando Marray
CUCA Rio

0 comentários: