Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura lançam Edital Cine Mais Cultura




A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (através da Superintendência de Audiovisual), em convênio com o Ministério da Cultura, lançou, no dia 29 de abril, o edital do projeto Cine Mais Cultura.

O Edital Cine Mais Cultura é uma das ações que compõem o Programa Mais Cultura, do Governo Federal, e prevê a criação de espaços alternativos de exibição de produções cinematográficas, visando a difusão do setor audiovisual, com ênfase na produção nacional, para ampliar e promover o desenvolvimento da cultura nacional entre a população. A Sociedade Amigos da Cinemateca, por meio de parceria firmada com o MinC, será a executora do projeto.

O Edital é destinado às pessoas jurídicas e instituições não governamentais sem fins lucrativos, tais como: bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, associações de moradores. O Edital fomentará a criação de 51 novos cines e os selecionados vão receber equipamentos de exibição e programação fornecida pela Programadora Brasil. Todos os contemplados passarão por oficinas de capacitação para operar esses cines.

Graças ao Cine Mais Cultura, 401 cines foram implantados nas 27 Unidades da Federação do Brasil, sendo 111 em capitais e 290 no interior do país.

O Estado do Rio de Janeiro bateu o recorde nacional de inscrições na Edição 2008/2009 do Cine Mais Cultura, com 71 proponentes. Diante de tão grande procura, para esta edição a SEC colocará à disposição dos proponentes seu Escritório de Apoio à Produção Audiovisual, localizado na própria Secretaria, na Rua da Ajuda, 5/ 13º andar.

As inscrições podem ser feitas no site da SEC - www.sec.rj.gov.br - até 14 de junho.

0 comentários: