Entrevista com Geovane Barone, falando sobre o CUCA e sobre a Bienal.


Estudante de filosofia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ator, militante cultural e coordenador do Cuca no estado, Geovane Barone concedeu entrevista ao blog da Bienal para explicar o que é o Cuca e a sua participação na Bienal de Artes, Ciência e Cultura. Agora a entrevista está aqui no Blog do CUCA.


Blog: Geovane, primeiramente, o que é o CUCA?R: O CUCA é o apelido do Centro e Circuito Universitário de Cultura e Arte. Centro, por ser um espaço de integração e produção da arte universitária; e circuito, por fazer a produção do CUCA escoar por todo o país, além de criar uma rede com outras instituições culturais, tais como os pontos de cultura.Por isso, hoje já somos 13 CUCA's no Brasil inteiro e viramos instituto, o que nos dá autonomia administrativa e organizativa.


Blog: Explique melhor essa relação com os pontos de cultura.O CUCA hoje é também um ponto de cultura e estamos integrados com diversos outros pontos. A cada atividade nossa convidamos os pontos para se apresentarem em nossos eventos,seminários e também para darem oficinas para integração destes com os universitários. Este projeto do Ministério da Cultura é realmente revolucionário por descentralizar a produção artística e cultural do nosso país.Existem hoje mais de 680 pontos de cultura espalhados em todo território nacional. Além disso, faz-se importante o projeto por colocar o Estado não apenas como agente financiador,mas também como fomentador, articulador e potencializador das atividades culturais executadas por diversas intiuições culturais.


Blog: Como se faz para criar um núcleo dentro da universidade?É muito simples: chame pelo menos três amigos interessados em cultura e arte dentro da sua universidade.Trace, entre os participantes, divisões de tarefas (quem cuida da programação, quem é responsável pela comunicação e quem cuida da tesouraria) Aí depois é procurar no seu local de estudo uma pequena infra-estrutura para as atividades (uma sala com equipamentos de audio-vídeo, um auditório,um teatro).Lembrando-se sempre que o núcleo não é apenas para produção de eventos, mas sim para fomentar a produção e discussão do fazer artístico e cultural.


Blog: Por que é importante o CUCA ter um espaço próprio na Bienal?O lugar recebeu o nome de ESPAÇO CUCA + PONTO C. Nele mostraremos o que o CUCA-RJ e que os pontos de cultural do nosso estado estão desenvolvendo atualmente.Para fortalecer esta relação, nesta Bienal da UEE-RJ lançaremos o "Pontão de Cultura do CUCA da UNE". A idéia é levar alguns pontos de cultura do Rio de Janeiro para dentro da universidades para executarem oficinas, fazerem apresentações e discutirem a revisão do currículo universitário.



Blog: Quais atividades serão desenvolvidas?Teremos apresentações dos parceiros do CUCA-RJ: Cia. Tahamul que trabalha com teatro de luzes e percussão coreográfica; Cia. de dança Livre Acesso, que trabalha com a inclusão de deficientes físicos e mentais no uiverso artístico; A roda de samba "O samba-une"; A banda Paideguará que trabalha com ritmos nortistas.E mais: os pontos de cultura "Crescer e Viver", "Quilombo São José" e "Orquestra de Violinos da Mangueira".Teremos também oficina de teatro do CTO e dois debates: "Cultura XXI: arte em novas tecnologias" e "arte, mobilizaçào e articulação dos movimentos socias" com a presença do músico e escritor Jorge Mautner.

1 comentários:

João Carlos Luz 12 de novembro de 2008 às 16:07  

Geovane Barone nosso filósofo de plantão. A matéria está boa, faltou dizer o dia do próximo UNE & Verso. Primeira quinta feira de dezembro dia 04 a partir das 19:00 hs. O Cuca e a UNe/UBes estão fazendo um caminho na cultura com diferenças e postura de uma grande jornada cultural. Vamos nós da comunidade artística participante apoiar o CULTURA XXI. Estaremos lá e chamamos todos a dar essa "força".

João Carlos Luz
Poeta