Tá chegando a hora!

Prefeitura do Rio realiza 1ª Conferência Carioca de Juventude dias 17 e 18 de setembro no ISERJ

Encontro será no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro; objetivo é aprovar documento com propostas dos participantes para implementação de políticas publicas voltadas para a juventude no município


A Coordenadoria Juventude Cidadã realiza nos próximos dias 17 e 18 de setembro (sábado e domingo), no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), a 1ª Conferência Carioca de Juventude. São esperados mais de 600 participantes, de todas as regiões da cidade, além de parlamentares, artistas, esportistas e representantes do poder público federal, estadual e municipal.

O objetivo do encontro é reunir jovens, de diferentes expressões e realidades sociais, para dois dias de discussões em torno da temática “Conquistar direitos, desenvolver o Rio e o Brasil”. Ao final da Conferência, os participantes serão os protagonistas na elaboração de políticas públicas voltadas para a juventude no município.

“Aquilo que os governos fazem - ou pretendem fazer - pelos jovens, deve estar de acordo com o que os jovens acham que os governos devem fazer por eles. Por isso, o encontro busca avaliar quais oportunidades estão sendo efetivamente construídas para a juventude”, explica o coordenador de juventude da cidade do Rio de Janeiro, Igor Bruno.

Apóiam a Conferência e vão integrar a programação membros de entidades, instituições e organizações que representam olhares diversos sobre os jovens, como UNE, CUFA, MST, Ibase, Conjuve, Grupo Arco-íris, Observatório de Favelas, Rio Junior, Instituto Empreender e Pastoral da Juventude.

Para participar do encontro, basta comparecer ao ISERJ e ser morador da cidade do Rio de Janeiro. O credenciamento acontecerá no sábado, das 8h às 20h e é gratuito.

1ª CONFERÊNCIA CARIOCA DE JUVENTUDE

A 1ª Conferência Carioca de Juventude é a uma das etapas preparatórias de um processo maior que culminará na 2ª Conferência Nacional de Juventude, convocada pelo governo federal e programada para ocorrer em Brasília, entre os dias 9 e 11 de dezembro.

A Conferência Carioca começa no próximo sábado, dia 17, e irá até domingo com programação de debates, oficinas, práticas esportivas e culturais. Trata-se de uma primeira experiência de participação de jovens do município nos debates de políticas públicas efetivas para o setor. A iniciativa é inédita e será um espaço em que os participantes poderão colocar em pauta seus anseios e discutir soluções para os problemas da juventude.


A programação da Conferência abarca diversos eixos que tem envolvido a reflexão acerca dos jovens em nível nacional, como direito ao território, ao transporte, à cultura, diversidade e a qualidade de vida. Os destaques serão duas mesas redondas realizadas sábado, uma para discutir a temática geral da Conferência “Conquistar direitos, desenvolver o Rio e o Brasil”e, outra, sobre “O legado juvenil dos grandes eventos no Rio”, para avaliar os impactos que a Copa e as Olimpíadas devem ter na realidade da juventude.


No domingo, os participantes vão sintetizar todas as ideias levantadas durante os grupos de discussão e de trabalho realizados no sábado para aprovar resoluções e recomendações de políticas públicas de interesse da juventude na cidade. Esse documento é que será levado para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília.

A plenária final do domingo irá também eleger os representantes da cidade, os chamados “delegados”. São eles quem participarão da Conferência Estadual e, posteriormente, da Nacional, representando todos os jovens presentes nesta etapa local por meio do documento aprovado.

2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE

Três anos após a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude (2008), o Governo Federal lança o segundo processo de diálogo com a juventude brasileira. Durante este ano, jovens de todo Brasil estão participando de espaços de discussão sobre suas necessidades e sobre o presente e o futuro do país.

A primeira Conferência, que aconteceu também em Brasília, mobilizou mais de 400 mil jovens e resultou na definição de um conjunto de prioridades e resoluções que nortearam as políticas públicas governamentais.

A realização desta 2ª Conferência vai garantir este caráter participativo dos jovens nas políticas públicas, além de possibilitar a avaliação dos avanços obtidos no primeiro encontro e os desafios que deverão integrar um novo debate.

ISERJ: CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO

A escolha do ISERJ para sediar a Conferência Carioca se deu pela importância que o instituto tem na formação de jovens e educadores na cidade do Rio de Janeiro. O prédio na rua Mariz e Barros, que abriga o instituto desde 1930, encanta qualquer expectador que tem o primeiro contato com a suntuosidade dos três andares do edifício, além do belo pátio central e o espaço reservado ao teatro.

Hoje, O ISERJ é composto por segmentos que envolvem a creche, a educação infantil, o ensino fundamental (CA à 4ª série e 5ª a 8ª série), o ensino médio e o ensino superior. Em horário contrário do turno escolar, são oferecidos também cursos de informática, oficinas de arte e esporte.

OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Rafael Minoro e Patrícia Blumberg

CONTRA REGRAS – COMUNICAÇÃO

11 8614.2689 - 11 2501.9670

comunicacao@contraregras.com.br

REDES SOCIAIS E CONTATOS

www.conferenciacarioca.blogspot.com

coordenadoriajuventuderio@gmail.com

facebook.com/coordenadoriajuventuderio

twitter.com/RioJuventude

Tels.: 21 2976.7471 / 7472

0 comentários: