IDENTIDADES CRUZADAS


“A Rua é o cordão umbilical que liga o indivíduo a sociedade”
Victor Hugo



Prepare-se! Um grande cortejo cultural vai invadir a Avenida Rio Branco no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 15 h.

No dia 12 de dezembro a Avenida Rio Branco vai ser invadida por grupos e associações culturais que vão levar ao público carioca o teatro, o circo, orquestra, hip-hop, capoeira, maculelê, arraiá junino, teatro de bonecos e performances. É o projeto Identidades Cruzadas que consiste num evento de intervenção urbana, simultâneo e itinerante, em homenagem a diversidade cultural brasileira e ao diálogo intercultural França-Brasil. E uma realização da CIDADANIARTE em parceria com a associação Communiquer ou Dialoguer?Une invitation au voyage... da França. O projeto foi idealizado com o objetivo de demonstrar o que da cultura francesa restou no imaginário coletivo brasileiro e como o processo de intercâmbio cultural integra os indivíduos naquilo que é inerente aos seres humanos, a assimilação de idéias, o comportamento social e a criatividade, no momento em que se comemora o Ano da França no Brasil. O evento conta com o patrocínio da OI e apoio do Governo Estado do Rio de Janeiro.


O evento é divido em dois momentos, sendo que o primeiro consiste em atividades artísticas que acontecerão simultaneamente em quatro pontos – “estações” – espalhadas ao longo da Avenida Rio Branco, a partir das 15h. Estas atividades serão compostas, na realidade, por manifestações de grupos que representam a diversidade cultural brasileira, que posteriormente, juntamente com o publico, integrarão o segundo momento, o cortejo final.
O segundo momento é um grande cortejo teatral, que parte às 16h30 da Candelaria em direção à Cinelandia. A criação da dramaturgia do cortejo — centrada em elementos culturais de tradição francesa e brasileira com ênfase em fatos históricos, personagens locais, arquitetura das cidades, objetos, usos e costumes dos dois países — busca a criação de uma narrativa épica que resulte numa nova escritura urbana.
Alguns dos grupos: Tá na Rua, Cia De Mistérios, Orquestra Fina Batucada, Circo Social, Capoeira e Maculelê, Offsina, Circo Trapézio, Grupo Cigano, Quadrilha Junina, Cia dos Banquinhos, Associação de Bonecos.



Confira as Estações

Estação 1: Candelaria
X______________________________________________________________
Avenida Rio Branco
____________●_______________________●_________________●________
Estação 2 : Rua. Do Ouvidor Estação 3: Metro Carioca Estação 4 : Cinelândia



Qual poderia ser o papel do espetáculo vivo no processo de mediação social contemporâneo, ou seja, num mundo transformado pelas noções de física quântica, encurtado pela globalização e constantemente atualizado pelas tecnologias, onde a cultura do virtual e da mobilidade são os responsáveis por grande parte da comunicação social?

Qual a parcela cultural francesa na construção do imaginário do povo brasileiro?

O idealizador e diretor artistico do projeto, Heleno Pedroso, é franco-brasileiro, produtor, ator e pesquisador teatral. Membro da Companhia Les Passagers desde 2007, exerce a função de produtor, participando das realizações desta companhia em diversas cidades do mundo (Roma, Londres, Viena, Rotterdam, Genebra, Dubai, etc.). Como ator, participou de algumas apresentações e intervenções durante esse período. Desde 2008, é bolsista do governo francês para desenvolver uma pesquisa sobre o tema : Artes de Rua e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação – Paradigma ou Impossibilidade? Por uma nova escritura urbana, pela Universidade Paris VIII. Em 2008, foi assistente de direção de Claude Buchvald no espetáculo Falstaff, apresentado no Théâtre National de Chaillot (Paris).

■ Percurso

O cortejo partirá da primeira estação: Igreja da Candelária, maior monumento religioso brasileiro, que desperta nos brasileiros o mesmo sentimento dos franceses pela Notre Dame de Paris, marco zero da construção da capital francesa, segue pela Av. Rio Branco (antiga Avenida Central), construída por Pereira Passos, inspirado nas modernizações feitas por Georges Haussmann em Paris, e que ao longo do tempo serviu de passarela para várias manifestações públicas, como a passeata do 100 mil, até parar na segunda estação: Rua do Ouvidor. E segue seu trajeto até parar na terceira estação: Metro Carioca.
Já na fase final, o cortejo chega à última estação, na Cinelândia, memória viva desta longa história comum entre Brasil e França (Câmara Municipal, Cinema Odeon, Escola de Belas Artes, Teatro Municipal, etc.) e que, neste dia, servirá de palco para o grande espetáculo final.


Realização
A associação Communiquer ou Dialoguer?, criada pelo ator-produtor Heleno Pedroso
em Paris, em maio de 2008, orienta suas atividades no sentido do intercâmbio cultural
entre países de origem latina.

O Cidadaniarte - Centro de Cidadania, Artes e Cultura, criado pela ex-Secretária Municipal e Estadual de Educação (Rio de Janeiro), professora Mariléa da Cruz, desenvolve um trabalho social de cidadania através da arte, sendo considerado em 2005, uma instituição de utilidade pública.


Confira o blog do evento em http://identidadescruzadas.blogspot.com/

2 comentários:

Thiago Elloard 19 de janeiro de 2010 às 02:38  

Oi, queria deixar aqui o endereço do meu blog, no qual posto as minhas reproduções de pensamentos (nome que dou aos meus escritos).
Não tenho muito tempo para acompanhar o blog mas estou super interessado em participar de todo esse movimento poético.
me mande um e-mail com as atualizações desses tais movimentos.
aguardo resposta, obrigado.


thiagoelloard.blogspot.com (BLOG
thiagoelloard@bol.com.br (E-MAIL)

Thiago Elloard 19 de janeiro de 2010 às 02:38  

Oi, queria deixar aqui o endereço do meu blog, no qual posto as minhas reproduções de pensamentos (nome que dou aos meus escritos).
Não tenho muito tempo para acompanhar o blog mas estou super interessado em participar de todo esse movimento poético.
me mande um e-mail com as atualizações desses tais movimentos.
aguardo resposta, obrigado.


thiagoelloard.blogspot.com (BLOG
thiagoelloard@bol.com.br (E-MAIL)