Cultura é movimento



AI-5 digital, políticas públicas de cultura e a Nova Lei de Fomento foram os três temas em destaque sobre cultura no congresso da UNE.
O debate do período da manhã de sexta-feira, ocorrido no anfiteatro 13 do ICC contou convidados como Dr. Túlio Vianna – Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico/Professor da PUC-MG, Sérgio Amadeu – Professor da Faculdade Cásper Líbero, além de represntantes do coletivo Intervozes e do Ministério da Cultura.
A tarde os temas foram Políticas para a Cultura e Lei de Fomento. O debate teve como centro a proposta de mudanças da lei e a criação do sistema nacional de financiamento da cultura. Entre os convidados estava Alexandre Santini, coordenador nacional do Circuito Universitário de Cultura e Arte, o CUCA da UNE. Dentre as resoluções do congresso da UNE, o apoio à democratização do financiamento público da cultura deve ser um dos temas, o que integra a UNE na campanha pela aprovação da Lei de Fomento em substituição a Lei Rouanet, proposta pelo Ministério da Cultura, a partir de de um processo amplo de consulta pública.
UNE está atenta a esse debate desde antes de seu congresso. Recentemente, através do CUCA, protocolou no MinC, proposta de criação de um programa de distribuição de renda destinada à toda juventude, o que ampliaria o já existe vale-cultura, implementado este ano, pelo ministério da Cultura.
Iniciada na quinta-feira, a programação de cultura do congresso se iniciou com a apresentação da sambista Leci Brandão e da banda Móveis Coloniais.
A programação dessa sexta-feira seguiu com os shows da banda Fora de Si, do Rapper Gog e de Edson Gomes, no Albergue da Juventude.
Esse sábado encerra a programação de cultura do congresso do UNE com show da banda Chimarroots, na Prainha da ASBAC.

0 comentários: