Cultura Digital, política dos pontos, política do amor!


IV Colóquio "Cultura Digital, política dos pontos, política do amor!"
Dia 17/06 (quinta-feira) às 14h
na Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 - Botafogo)

Read more...

Debate MST: Organização Criminosa ou Movimento Social?

Fundado no inicio da década de 1980, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é hoje apontado por muitos como um dos mais expressivos movimentos sociais da América Latina. O acesso a terra é a principal bandeira do movimento que, entre outras formas de luta, se utiliza da ocupação de terras como forma de resistência e de pressionar o governo por reforma agrária.

Durante sua longa trajetória, o MST provocou diferentes reações em distintos segmentos da sociedade, ganhando assim tanto apoiadores como adversários, sendo duramente atacado pela mídia, polícia, governos, fazendeiros... Mas, não obstante, foi também reconhecido pelo mundo inteiro e arduamente defendido, especialmente por seus militantes presentes em todo o Brasil.

De um lado, estão os que acreditam que o movimento não passa de um bando de vândalos, que depredam injustamente propriedades alheias, agem com violência ou mesmo que são camponeses manipulados por dirigentes mal intencionados. De outro, aqueles que defendem a sua legitimidade enquanto movimento social organizado, expressão da democracia e apontam para a justeza da sua luta por reforma agrária.

Sendo assim, na perspectiva de fomentar a reflexão nos espaços universitários sobre esta importante questão, construímos juntos este debate. Procuramos dar à atividade a forma de uma sabatina, a fim de incitar a discussão, focando nas questões que serão apresentadas aos debatedores pelos participantes. Portanto, contamos com a participação de todos.

Read more...

Abertas as inscrições para o Seminário de Políticas Públicas de Cultura

Estão abertas as inscrições para a 9° edição do Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O curso é organizado peloDepartamento Cultural da UERJ, pela Comissão Estadual dos Gestores de Cultura e pelo Pontão Rede Fluminense de Cultura – COMCULTURA RJ e conta com o apoio da Fundação Casa de Rui Barbosa- MinC e da Secretaria de Estado de Cultura RJ.

Confira o programa do curso e as informações sobre como se inscrever

Read more...

Lançamento do CD Marias Brasilianas: a arte do fio


Depois do sucesso de público e crítica do espetáculo Marias Brasilianas: a arte do fio, assistido por mais de sete mil pessoas em duas curtas temporadas no Rio de Janeiro, o Instituto de Arte TEAR lança o esperado CD Marias Brasilianas.
O lançamento, que acontece no próximo dia 12 de junho a partir das 20h, na Sala Baden Powell, em Copacabana, contará ainda com intervenções cênicas de teatro e dança da peça Marias Brasilianas: a arte do fio e também com projeções audiovisuais sobre o trabalho das mulheres fiandeiras, tecelãs, rendeiras e bordadeiras brasileiras.
Para celebrar o lançamento, haverá um show com o grupo Menestréis, da Cia Cirandeira e participação especial do multi-instrumentista Carlos Malta, que apresentará a trilha sonora espetáculo, composta por 15 músicas.

O CD apresenta a trilha sonora do espetáculo, composta por 15 músicas, gravadas pelos jovens do grupo Menestréis, da Cia Cirandeira, com participação especial do multi-instrumentista Carlos Malta. O Show apresenta as músicas que compõem a trilha sonora do espetáculo, executadas com maestria pelo grupo Menestréis da Cia Cirandeira.
São canções inéditas, cantos de trabalho e cantigas tradicionais, pesquisadas e recolhidas em várias regiões do interior do Brasil. No CD as composições e os arranjos trazem à cena a diversidade rítmica e melódica brasileira estabelecendo um diálogo entre a música tradicional e contemporânea.
As músicas revelam de maneira poética os sonhos, os fazeres, os desejos e as histórias de vida das fiandeiras, tecelãs, rendeiras e bordadeiras brasileiras.
A maioria das músicas é de autoria de Denise Mendonça, contando ainda com músicas de domínio público, cantos de trabalho e cantigas tradicionais recolhidas no Vale do Jequitinhonha, no Vale do Rio São Francisco (MG) e no sertão Pernambucano. Os arranjos são de Dalmo Mota, Gustavo Pereira e dos próprios jovens do grupo Menestréis, da Cia Cirandeira.

Data: 12/06 - 20h
Endereço:
Av. N.S. de Copacabana, 360 Copacabana
Entrada:
R$ 10,00 (Inteira) | R$ 5,00 (Meia)


Mais informações: http://www.mariasbrasilianas.com.br/



Read more...

Espetáculo Coisas do Gênero, esta sexta na Lapa


Exclusivamente em linguagem não-verbal, a comédia musical “Coisas do Gênero”, conta a história de uma mulher, que desde o seu nascimento até a maturidade, luta para ser reconhecida em casa e no trabalho.

Com direção de Helen Sarapeck e direção musical de Roni Valk, a peça terá apresentação única, com ingressos gratuitos, no dia 11 de junho, sexta-feira, às 21h, na casa do
Centro de Teatro do Oprimido, que fica na Avenida Mem de Sá 31, em frente aos Arcos da Lapa.

De 16 a 28 de junho, a peça representará o Brasil durante o 15th International Youth Theatre Festival(Theatre of the Oppressed), em Pula, na Croácia. Além do Brasil, o Festival terá participação de grupos da Alemanha, Áustria, Espanha, EUA, Austrália, França, Itália e da Índia.

Entrada franca.
Mais informações: http://ctorio.org.br/novosite/2010/06/coisas-do-genero-da-lapa-para-a-croacia/

Read more...

Direito Autoral em Debate no Rio

Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e Rede pela reforma da Lei de Direito Autoral realizam debate no Rio de Janeiro


A lei 9.610, atualmente em vigor no Brasil, foi criada em 1998 e passa agora pela primeira revisão significativa. Desde 2007 o Mistério da Cultura vem realizando debates com a ampla participação dos interessados para discutir uma proposta de reforma. Um anteprojeto de lei deverá ser submetido à consulta pública em breve. Diante desse contexto, é preciso aprofundar o conhecimento sobre a Lei de direito autoral para que seja possível avaliar quais pontos devem ser abrangidos na reforma.

Programação

Parte I – Contexto da regulação de direito autoral e conceitos básicos

14:00 - Arrecadação e distribuição de direitos – Alexandre Negreiros (SindiMusi)
14:30 – O que é direito autoral? – Denis Borges Barbosa
15:00 – Limitações e exceções – Marília Maciel (CTS/FGV)
15:30 – Debate
Parte II – Novas tecnologias, produção e acesso a conteúdo
16:00 - Novos modelos de negócio – Olívia Bandeira (Overmundo)
16:30 – Direito de acesso – Guilherme Varella (IDEC)
17:00 – Acesso ao conhecimento e domínio público – Carlos Affonso(CTS/FGV)
17:30 - Debate
18:00 – Encerramento: Cenário político e desafios atuais
Deputado Alessandro Molon (Deputado Estadual – RJ )
Deputado Chico Alencar (Deputado Federal – RJ) – a confirmar
Marília Maciel/Luiz Moncau (CTS/FGV)


As vagas são limitadas. Inscrições para o seminário devem ser feitas aqui: http://direitorio.fgv.br/inscricao-reforma-lei-direito-autoral


Evento: Seminário sobre a reforma da Lei de Direito Autoral

Local: Fundação Getulio Vargas - Praia de Botafogo, 190, 13 andar (Sala Luis Schuartz)

Data e horário: dia 09 de junho, das 14:00 às 19:00


Mais sobre a Reforma da Lei do Direito Autoral

http://www.reformadireitoautoral.org/


Baixe o Caderno Direito Autoral em Debate

Leia e assine a Carta pelo Acesso a Bens Culturais


Assista ao video "Reforma da Lei do Direito Autoral: o que vc acha?"

Read more...