IDENTIDADES CRUZADAS


“A Rua é o cordão umbilical que liga o indivíduo a sociedade”
Victor Hugo



Prepare-se! Um grande cortejo cultural vai invadir a Avenida Rio Branco no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 15 h.

No dia 12 de dezembro a Avenida Rio Branco vai ser invadida por grupos e associações culturais que vão levar ao público carioca o teatro, o circo, orquestra, hip-hop, capoeira, maculelê, arraiá junino, teatro de bonecos e performances. É o projeto Identidades Cruzadas que consiste num evento de intervenção urbana, simultâneo e itinerante, em homenagem a diversidade cultural brasileira e ao diálogo intercultural França-Brasil. E uma realização da CIDADANIARTE em parceria com a associação Communiquer ou Dialoguer?Une invitation au voyage... da França. O projeto foi idealizado com o objetivo de demonstrar o que da cultura francesa restou no imaginário coletivo brasileiro e como o processo de intercâmbio cultural integra os indivíduos naquilo que é inerente aos seres humanos, a assimilação de idéias, o comportamento social e a criatividade, no momento em que se comemora o Ano da França no Brasil. O evento conta com o patrocínio da OI e apoio do Governo Estado do Rio de Janeiro.


O evento é divido em dois momentos, sendo que o primeiro consiste em atividades artísticas que acontecerão simultaneamente em quatro pontos – “estações” – espalhadas ao longo da Avenida Rio Branco, a partir das 15h. Estas atividades serão compostas, na realidade, por manifestações de grupos que representam a diversidade cultural brasileira, que posteriormente, juntamente com o publico, integrarão o segundo momento, o cortejo final.
O segundo momento é um grande cortejo teatral, que parte às 16h30 da Candelaria em direção à Cinelandia. A criação da dramaturgia do cortejo — centrada em elementos culturais de tradição francesa e brasileira com ênfase em fatos históricos, personagens locais, arquitetura das cidades, objetos, usos e costumes dos dois países — busca a criação de uma narrativa épica que resulte numa nova escritura urbana.
Alguns dos grupos: Tá na Rua, Cia De Mistérios, Orquestra Fina Batucada, Circo Social, Capoeira e Maculelê, Offsina, Circo Trapézio, Grupo Cigano, Quadrilha Junina, Cia dos Banquinhos, Associação de Bonecos.



Confira as Estações

Estação 1: Candelaria
X______________________________________________________________
Avenida Rio Branco
____________●_______________________●_________________●________
Estação 2 : Rua. Do Ouvidor Estação 3: Metro Carioca Estação 4 : Cinelândia



Qual poderia ser o papel do espetáculo vivo no processo de mediação social contemporâneo, ou seja, num mundo transformado pelas noções de física quântica, encurtado pela globalização e constantemente atualizado pelas tecnologias, onde a cultura do virtual e da mobilidade são os responsáveis por grande parte da comunicação social?

Qual a parcela cultural francesa na construção do imaginário do povo brasileiro?

O idealizador e diretor artistico do projeto, Heleno Pedroso, é franco-brasileiro, produtor, ator e pesquisador teatral. Membro da Companhia Les Passagers desde 2007, exerce a função de produtor, participando das realizações desta companhia em diversas cidades do mundo (Roma, Londres, Viena, Rotterdam, Genebra, Dubai, etc.). Como ator, participou de algumas apresentações e intervenções durante esse período. Desde 2008, é bolsista do governo francês para desenvolver uma pesquisa sobre o tema : Artes de Rua e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação – Paradigma ou Impossibilidade? Por uma nova escritura urbana, pela Universidade Paris VIII. Em 2008, foi assistente de direção de Claude Buchvald no espetáculo Falstaff, apresentado no Théâtre National de Chaillot (Paris).

■ Percurso

O cortejo partirá da primeira estação: Igreja da Candelária, maior monumento religioso brasileiro, que desperta nos brasileiros o mesmo sentimento dos franceses pela Notre Dame de Paris, marco zero da construção da capital francesa, segue pela Av. Rio Branco (antiga Avenida Central), construída por Pereira Passos, inspirado nas modernizações feitas por Georges Haussmann em Paris, e que ao longo do tempo serviu de passarela para várias manifestações públicas, como a passeata do 100 mil, até parar na segunda estação: Rua do Ouvidor. E segue seu trajeto até parar na terceira estação: Metro Carioca.
Já na fase final, o cortejo chega à última estação, na Cinelândia, memória viva desta longa história comum entre Brasil e França (Câmara Municipal, Cinema Odeon, Escola de Belas Artes, Teatro Municipal, etc.) e que, neste dia, servirá de palco para o grande espetáculo final.


Realização
A associação Communiquer ou Dialoguer?, criada pelo ator-produtor Heleno Pedroso
em Paris, em maio de 2008, orienta suas atividades no sentido do intercâmbio cultural
entre países de origem latina.

O Cidadaniarte - Centro de Cidadania, Artes e Cultura, criado pela ex-Secretária Municipal e Estadual de Educação (Rio de Janeiro), professora Mariléa da Cruz, desenvolve um trabalho social de cidadania através da arte, sendo considerado em 2005, uma instituição de utilidade pública.


Confira o blog do evento em http://identidadescruzadas.blogspot.com/

Read more...

Fim de ano arretado na Feira de São Cristóvão


Gonzagão será homenageado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas nos dias 12 e 13 de dezembro com um abraço simbólico e muita diversão


Pela primeira vez, o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas faz uma programação Especial de Natal com shows, arrecadação de livros, inauguração do Centro de Memória do Migrante Nordestino (Museu da Migração), o tradicional forró e literatura de cordel e um grande abraço simbólico de meia volta no entorno da Feira. Todas essas atrações fazem parte da programação de fim de ano que a Feira de São Cristóvão, como é popularmente conhecida, fará em homenagem a Luiz Gonzaga, que, se estivesse vivo, completaria 97 anos no dia 13 de dezembro.

As comemorações se iniciam no dia 12 de dezembro, às 22h com apresentações de Zé Calixto (conhecido como Rei dos Oito Baixos - espécie de sanfona), Marcus Lucenna, César Nascimento, Tribo de Gonzaga, Forró Safira e Cassiano Beija-flor. Miniaturas do rei do baião serão presenteadas a autoridades e convidados especiais.

"Essa homenagem é mais do que necessária ao Rei do baião e patrono da feira. Ele foi o porta-voz da civilização nordestina. Uma voz mágica que teve que lutar muito para ser ouvida, mas cumpriu sua missão. Essa voz tinha cara de lua e nome de santo: Luiz Gonzaga. Sinto-me muito feliz e privilegiado, por gerenciar o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Estava no local certo, na hora certa quando me escolheram para gerenciar a feira", diz Marcus Lucenna, atual gestor do local.


Abraçando a memória nordestina


No dia 13, às 10h, uma grande corrente humana será formada para dar um abraço em volta do Centro - indo da estátua de Luiz Gonzaga a estátua do Padre Cícero. Esse ato simbólico será uma homenagem a Gonzagão, que morreu há 20 anos (02 de agosto de 1989) e também lançar pedra fundamental do Centro de Memória do Migrante Nordestino.

Na ocasião haverá arrecadação de literatura de cordel, fotos, objetos antigos, roupas de época, etc para o Centro de Memória que ficará permanentemente no local. Também serão arrecadados livros e brinquedos que, em parceria com a Ação da Cidadania, serão doados para a Campanha Natal sem Fome dos Sonhos.

Às 12h haverá uma missa nordestina com sanfoneiros da feira, uma benção da réplica da igreja de São Francisco da cidade de São Cristóvão em Sergipe com os padres Flávio e Honório e a inauguração do Presépio Nordestino todo confeccionado de cabaça, com textura de fibra natural, cetim, bucha, sementes e chitão. Serão distribuídos 1.000 kits com camiseta, cordéis sobre Luiz Gonzaga, Reis Magos e de artistas da feira com autores variados.


Festejos natalinos com a cara do nordeste brasileiro


"Meu pinheiro é meu mandacaru. Com enfeites de algodão. Alpercata no terreiro. Os Reis Magos três vaqueiros. Aboiando no Sertão...". O desejo do cantor alagoano Eliezer Setton está explícito em sua música, que tenta arrastar de vez o Natal para o verdadeiro clima nordestino, que nada tem haver com neve. E é nesse clima natalino genuinamente brasileiro que no dia 18, às 20h haverá apresentações de grupos de Folia de Reis Sagrada Família, dia 19, no mesmo horário, Folia de Reis do Centro de Tradições Nordestinas e no dia 20 de dezembro, às 18h o Centro de Tradições Nordestinas contará com um Auto de Natal com o Grupo Marabrasil.


Sobre Luiz Gonzaga


Luiz Gonzaga (1912 -1989) nasceu em Exu, no sertão de Pernambuco. Começou na música ouvindo e aprendendo com o oito baixos de seu pai, Januário. Autor de clássicos da música popular brasileira, como "Assum Preto", "Vem Morena" e "Asa Branca", Gonzagão, como ficou conhecido após a ascensão musical de seu filho Gonzaguinha, começou a carreira ainda jovem no Rio de Janeiro, na década de 1940.


Sobre a feira de São Cristóvão


Um pedaço do Nordeste no Rio de Janeiro. Assim pode ser definido o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, onde funciona a tradicional Feira de São Cristóvão. São cerca de 700 barracas fixas que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária típica, artesanato, trios e bandas de forró, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel.


A Feira funciona desde 2003 dentro do Pavilhão de São Cristóvão, marco da arquitetura moderna brasileira, reformado pela Prefeitura com o objetivo de preservar esse espaço tradicional da cultura nordestina na cidade.


Serviço:

Dias e horários:

12/dez - 22h. Classificação etária 18 anos. Shows com Zé Calixto, Marcus Lucenna, César Nascimento, Tribo de Gonzaga, Forró Safira e Cassiano Beija-flor. Presença de Autoridades e Personalidades.

13/dez - 10h. Classificação etária livre. Abraço simbólico em volta do Centro. Lançamento da pedra fundamental do Centro de Memória do Migrante Nordestino. Distribuição de kits com camisetas e córdeis.

12h - Missa nordestina. Inauguração do presépio. Benção da réplica da Igreja São Francisco da cidade de São Cristóvão em Sergipe.

18/dez - 20h. Classificação etária 14 anos. Folia de Reis Sagrada Família

19/dez - 20h. Classificação etária 14 anos. Folia de Reis do Centro de Tradições Nordestinas

20/dez - 18h. Classificação etária 14 anos. Auto de Natal com o Grupo Marabrasil

Endereço: Campo de São Cristóvão S/Nº - Pavilhão de São Cristóvão - Bairro de São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ
Tel: (21) 2293-0095 // www.feiradesaocristovao.org.br

Ingresso para todas as atrações: R$ 2,00
Estacionamento: R$ 5,00

Read more...