EAV do Parque Lage abriga exposição de fotos de estudantes do CAP/UERJ

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, recebe, de 7 a 15 de novembro, a exposição RioJovem. A mostra reúne trabalhos dos 130 alunos de fotografia do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio do Instituto de Aplicação da UERJ. Durante dois meses, eles percorreram o Rio de Janeiro apontando suas câmeras para um universo que lhes era íntimo e familiar: os jovens de sua cidade.

O projeto resultou em mais de mil fotografias realizadas com câmeras digitais, celulares e até máquinas analógicas que traçam um amplo retrato do cotidiano, hábitos e práticas da juventude carioca.

“RioJovem” mostra um recorte desse trabalho, contemplado por 150 imagens ampliadas no formato 20 cm x 25 e que resumem a diversidade dos olhares e intenções. A curadoria é de Andreas Valentin (Doutor em História – UFRJ, professor de fotografia do CAp/UERJ e coordenador dos cursos de pós-graduação “Fotografia” e “Arte e cultura” da Universidade Candido Mendes).

Alunos do 1º. ano participaram da produção. A iniciativa conta com apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Ponto Fotográfico.

SERVIÇO

RioJovem

Exposição de fotografias de estudantes do CAp/UERJ

Escola de Artes Visuais do Parque Laje (Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico)

7 a 15 de novembro de 2009

Abertura: 7 de novembro, 14h

Read more...

10º Seminário do CUCA- Programação

Confira programação do 10º Seminário do CUCA

O CUCA divulgou a programação do 10º Seminário, que acontece entre os dias 19 e 22 deste mês, no Rio de Janeiro. O evento será no Centro de Artes Hélio Oiticica. O primeiro dia do seminário se encerrará com show de Jorge Mautner. Saiba mais

Read more...

Artistas realizarão manifestação coletiva em ato por liberação dos espaços públicos



No próximo dia 05 de novembro, Dia da Cultura, a partir das 17h, na Cinelândia, Centro do Rio, artistas, grupos e companhias dos principais coletivos de artes cênicas do Estado do Rio de Janeiro, integrantes da Rede Estadual de Teatro de Rua, realizarão um Ato Público em prol da liberação dos espaços públicos (ruas, praças e jardins) para o livre exercício do ofício dos artistas/trabalhadores de rua.

Com a ilustre presença do Mestre Amir Haddad, o Ato Público será uma forma teatral dos coletivos de Teatro, Circo, Música e Dança, atuantes em todo o Estado do Rio de Janeiro, se manifestarem contra a postura administrativa do prefeito Eduardo Paes em relação a proibição das manifestações artísticas nos espaços públicos.

A concentração para o Ato acontecerá a partir das 16h, na Cinelândia, Centro do Rio, ao lado do Theatro Municipal. O cortejo seguirá em passeata até a Câmara dos Vereadores.

Desde que instalou-se a iniciativa da atual administração da cidade do Rio de Janeiro intitulada "Choque de Ordem", os artistas, trabalhadores, fazedores de cultura em espaços abertos, estão sendo, de forma agressiva, impedidos pela Guarda Municipal de exercer o seu ofício, ferindo os direitos de liberdade de expressão, resguardados pela Constituição Federal, conforme citado no artigo 5o, parágrafo IX, que diz:

"É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença".

Os artistas, grupos e companhias integrantes da Rede Estadual de Teatro de Rua do Rio de Janeiro atuam em todas as regiões da cidade, levando a sua arte para o público de todas as camadas sociais. Encontram-se há anos exercendo seu ofício pelas ruas desta cidade e nunca se depararam com uma forma de repressão tão violenta, que contraria este momento de construção da democracia, no qual estamos vivendo nesta cidade.

De acordo com a Rede, o protesto estima reunir cerca de 1.000 mil pessoas ligadas às Artes de Rua, como o Mestre Amir Haddad, os grupos Tá na Rua, Cia de Mystérios e Novidades, Grupo Off-Sina, Teatro em Cordel, Teatro Itinerante, Filhotes de Leão, CUCA/UNE, entre outros.


SERVIÇO:

Evento: Ato Público em prol da liberação dos espaços públicos.

Data: 05 de novembro de 2009.

Concentração: Cinelândia, ao lado do Theatro Municipal, a partir das 16h.

Ato Público: Cinelândia, em frente a Câmara dos Vereadores, a partir das 17h.

Assessoria de Imprensa: Lilian Moraes

E-mail: borralhona@gmail.com

Tel/Fax: 2556-6203 / 9766-4206


Solicitamos o seu apoio na divulgação.


Contamos com a sua presença!

Um abraço,

REDE RJ

Read more...