Read more...

UNE divulga moção de repúdio a proibição de manifestação pela legalização da maconha

A Marcha da maconha foi proibida em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa, Cuiabá, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba

A UNE divulgou nesta quarta-feira, (7) uma moção de repúdio a proibição de manifestações ligadas ao movimento Marcha da Maconha em 8 capitais brasileiras. O objetivo das manifestações era promover debates sobre a legalização enfocando-a como política de saúde pública, não criminal.

No último dia 4 de maio mais de 200 cidades do mundo inteiro organizaram a Marcha da Maconha. O movimento que tem como bandeira a legalização da maconha para fins de consumo, produção fabril e medicinal, organizou e convocou atos em 10 cidades brasileiras.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador (BA), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Curitiba (PR), as atividades foram canceladas por conta de liminares impetradas pelo Ministério Público. Em alguns casos houve repressão policial.

Para a UNE, que aprovou uma resolução pela descriminalização das drogas no seu 50º Congresso, o debate deve combater a marginalização dos usuários, para que a questão seja tratada como um caso de saúde pública.

No documento a entidade "repudia todo e qualquer excesso promovido pela polícia militar e pelo Ministério Publico, a fim de garantir a liberdade de expressão, conforme Artigo 5º da Constituição Brasileira".

Leia a nota na íntegra

No último dia 4 de maio mais de 200 cidades do mundo inteiro organizaram a Marcha da Maconha. O movimento que tem como bandeira a legalização da maconha para fins de consumo e produção fabril, organizou e convocou atos em 10 cidades brasileiras. Em algumas delas, as atividades foram canceladas por conta de liminares impetradas pelo Ministério Publico, e, na grande maioria das cidades a policia usou força excessiva contra os manifestantes, além do abuso de poder.

O movimento pela legalização da maconha não faz apologia ao uso da erva, mas trata-se de uma ferramenta que visa trazer o debate sobre a legalização da maconha através de um viés cultural e econômico, e conta com a colaboração de sociólogos, economistas, professores, estudantes e demais militantes.

O 50º Congresso da UNE aprovou uma resolução pela descriminalizaçã o das drogas, afim de tirar o foco de marginalização de usuários, e tratá-los como um caso de saúde publica.
A UNE repudia todo e qualquer excesso promovido pela policia militar e pelo Ministério Publico, afim de garantir a liberdade de expressão, conforme Artigo 5º da Constituição Brasileira.
União Nacional dos Estudantes.


FONTE: www.une.org.br

Read more...


QUARTA-FEIRA - 07.05

CONVITE DE LANÇAMENTO DO FILME NZINGA

Riofilme,Cineclube Tá no Ponto,

Instituto Tá na Rua, CineCUCA,

Pontão Circo Voador e

Mariana Bezerra,

Convidam para a pré-estréia do filme musical Afro Brasileiro


Nzinga Atabaque


com TaísAraújo, Lea Garcia, Paulo Barbosa, Paschoal Villaboim e os músicos Naná Vasconcelos, Paulo Moura, Carmem Costa, Noca da Portela, Nelson Sargento, Cláudio Camunguelo entre outros.


Direção Octávio Bezerra

Dia 7 de Maio às19h


Exibição ao ar livre nos Arcos da Lapa

com os tambores e dança Afro da CORPAFRO.



SINOPSE:

Trata-se de um documentário que mistura elementos de ficção sobre a cultura afro-brasileira, cuja estrutura narrativa se traduz por um jogo de búzios, no qual a protagonista chega atraída pelo "chamado do tambor" em busca do autoconhecimento. Viajando pela estrada da percussão nas locações de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, a protagonista conhece diferentes ritmos, grupos musicais e coreográficos, procurando e encontrando sua integração na sociedade brasileira.


Para maiores detalhes do filme favor consultar o site oficial:

www.olharfeminino.com/nzinga.htm



Contamos com sua presença


Informações:

cassiamo@hotmail.com,

maribezerra1@hotmail.com,

karinaassuncao@yahoo.com.br

Read more...

UFBA realiza 1ª Bienal de Arte, Design e Cultura

A Bahia também será palco da 5ª Bienal da UNE em 2009

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) em conjunto com Centros Acadêmicos da Escola de Belas Artes, de Teatro, de Dança e de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) promovem entre os dias 8 e 10 de maio, a 1ª Bienal de Arte, Design e Cultura da UFBA, no Campi Salvador.

O tema do evento será "Santo de Casa faz Milagre" que procura por em foco a valorização da produção artística criada pelos estudantes da universidade e o fomento de espaços de diálogo entre as áreas artísticas e o ambiente acadêmico.

Essa será a primeira bienal realizada pelo DCE da UFBA. A programação será composta por mostras universitárias, ciclo de debates, café literário e dentro do evento será propostos um espaço CUCA, com o objetivo de preparar os estudantes para a participação na Bienal da UNE, que também acontecerá em Salvador, em fevereiro de 2009.

A Bienal abordará as diversas manifestações da arte dentro da Música, Artes Visuais, Dança, Artes Cênicas, Arquitetura, Literatura, Design e Cinema. As atividades serão nos espaços culturais da universidade, nos pátios das unidades e no Restaurante Universitário.

Para Rafael Simões, diretor de cultura da UNE, "atualmente há oito bienais estaduais em andamento e esses eventos são de muita importância para a divulgação da diversidade cultural e regional no País".

"A Bienal da UFBA será uma prévia do que acontecerá na Bienal da UNE, também em Salvador e vai fazer com que as pessoas participem da outra bienal e também auxiliar no desenvolvimento do próprio tema dessa edição do evento", reforçou Rafael.

FONTE: une.org.br



Read more...