Tudo pronto para o lançamento da Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UEE–RJ

Dia 30 de agosto às 16 horas será lançada na Escola Superior de Desenho Industrial a Bienal de Arte, Ciência e Cultura da União Estadual dos Estudantes UEE/RJ em parceria com o Centro Universitário de Cultura e Arte CUCA da UNE / RJ.
A cidade do Rio de Janeiro que já recebeu duas edições de Bienais da UNE, e em ambas as atividades a UEE/RJ foi co-organizadora, sediará o próximo festival já com data marcada para o mês de novembro deste ano nos aparelhos culturais e espaços públicos da Lapa.
O tema escolhido será; Cultura XXI: ARTE EM NOVAS TECNOLOGIAS e se propõe a discutir como os novos elementos tecnológicos contribuem na produção de cultura e arte na contemporaneidade. Serão aceitos trabalhos de estudantes secundaristas e universitários nas áreas de música, artes cênicas, cinema, artes visuais, literatura e ciência e tecnologia..
A atividade de lançamento da Bienal da UEE/RJ contará com exibições de vídeos das Bienais anteriores, uma mesa de debates que permitirá a melhor explanação sobre o tema proposto e por fim um coquetel de confraternização entre os presentes.
O convite está feito e todos serão muito bem vindos!


A Escola Superior de Desenho Industrial –ESDI localiza-se na Rua Evaristo da Veiga nº 95 Lapa, com horário de início para as 16hs.


colaboraram na matéria:
Beatriz Lopes e Fellipe Redó

Read more...

TV CUCA lança vídeo sobre os primeiros dias da Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura

O material traz imagens do lançamento da expedição no Rio de Janeiro e de atividades no Espírito Santo
O ônibus da Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura partiu de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro dia 11 de agosto. A 15 dias na estrada, os 28 caravaneiros já passaram por cinco universidades: UFRJ, Estácio de Sá (RJ), UFES (ES), UFMG e PUC-MG (MG). Ao todo serão 41 instituições visitadas em mais de três meses de viagem rodando 32 mil quilômetros pelo Brasil.
Registrando a expedição em vídeo está uma equipe de documentação e o pessoal do Instituto CUCA. Os primeiros dias de viagem, incluindo o lançamento no Rio estão no primeiro vídeo produzido pela TV CUCA.
Em cerca de quatro minutos, o vídeo traz declarações do ex-presidente da UNE, Aldo Rebelo que caracteriza a Caravana como uma releitura de uma iniciativa histórica do movimento estudantil: A UNE Volante, criada em sua gestão em 1962.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, parceiro da entidade nessa expedição afirma que essa "é uma agenda contemporânea da saúde pública brasileira, apropriada pelos estudantes, discutindo questões do cotidiano, que interessam de fato aos jovens".
"Vamos problematizar, instigar os estudantes a pensarem, apresentar dados que ajudem a criar opiniões mais críticas, menos moralistas", conclui a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.
"Precisamos pensar o tema desta Caravana com foco na elaboração de políticas públicas. Em como esses três eixos estão ligados e podem estar a serviço de um projeto de desenvolvimento nacional", disse o produtor da expedição, Tiago Alves.
O vídeo ainda traz imagens de debates, oficinas, shows e apresentações culturais nas cinco universidades que já receberam a Caravana. Clique aqui e assista! Acompanhe o dia-a-dia da Caravana pelo hotsite.

Fonte: une.org.br

Read more...