CMS irá às ruas por concessão pública só com controle social

O Seminário da CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais) sobre Comunicação, realizado sexta-feira (24) no Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo, definiu o 5 de outubro - dia em que expiram as concessões da Rede Globo - como data simbólica para ações de rua e no Congresso Nacional que fortaleçam a campanha pela democratização da mídia. O mote "Concessão pública só com controle social", debatido no evento, questiona a manipulação privada do espectro rádio-televisivo, ressaltando a necessidade de parâmetros legais mais rígidos e transparentes para o funcionamento das emissoras.


Convidados especiais, o coordenador do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) e vice-presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Celso Schroeder, e João Brant, do Coletivo Intervozes, fizeram uma análise pormenorizada sobre o modelo de outorgas - concessões, permissões e autorizações - de rádios e TVs no Brasil, a necessidade de uma Conferência Nacional de Comunicação e de um novo marco regulatório. Após as intervenções, a mesa de abertura, composta por representantes da CUT, CGTB, UNE, MST e Marcha Mundial de Mulheres, debateu sobre a pertinência da campanha e de como dialogava com a base do movimento.


Ao denunciar o resultado perverso do controle exercido por monopólios e oligopólios privados das concessões públicas, Celso Schroeder ressaltou que estes passam a determinar cada vez mais a cultura, a política e a economia. "Talvez o aspecto mais daninho da apropriação privada da cultura brasileira seja a desconstituição da política. Ou seja muito pior do que a manipulação e as mentiras que eles constituem, a criminalização dos movimentos sociais. O crime maior, o que causa mais problemas para a democracia, é a desconstituição da política. E fazem isso continuamente". Para o representante do FNDC, reconstituir este espaço político é fundamental, com o objetivo de dar a ele um sentido estratégico, de emancipação, em oposição à "visão utilitária, instrumental e manipulatória da comunicação das elites, com sua prática autoritária, excludente e não-plural". "Os meios de comunicação são cada vez mais veículos importantíssimos para a sustentação ideológica, mas também política", acrescentou.


Diante da manipulação excludente exercida por uma minoria contra os interesses da sociedade, ressalta Schroeder, "a idéia do controle público é fundamental, pois antes de um negócio, a comunicação é um serviço". Para encarar de frente este problema, enfatizou, é preciso popularizar o debate sobre a democratização, pois a situação hoje é ainda mais grave pela ameaça de desnacionalização do setor a partir das teles. "Assim, precisamos fazer de cada verdade um ato político e não burocrático, fazer com que as regulações existam e sejam cumpridas".


Debate estratégico

Em nome do Intervozes, João Brant resgatou o papel do seminário para que os movimentos sociais se apropriem cada vez mais deste debate estratégico, pois "as concessões são o instrumento que oficializa, materializa e dá o poder que tem hoje meia dúzia de famílias sobre o conjunto da sociedade brasileira". "O modelo de concessões no Brasil segue o padrão 'velho oeste', onde os empresários reinam sozinhos, ditam as regras e não cumprem nem o pouco que a lei prevê. Não há participação no debate sobre a concessão e renovação de outorgas, que acontece sem responder a nenhum critério". Exemplo disso, informou, "é que das 39 rádios FMS que operam em São Paulo, 36 encontram-se com a outorga vencida e 22 funcionam com outorgas de outros municípios. Toda falta de rigor em relação às rádios comerciais passa para as rádios comunitárias, fortemente reprimidas".


De acordo com João Brant, "a ilegalidade a imoralidade sustentam um sistema de comunicações concentrado e nada plural, em que o monopólio e o oligopólio proibidos pela Constituição em seu artigo 220 estão presentes regional e nacionalmente". Desta forma, diante da "completa privatização do espaço público, o momento é de pôr em xeque a lógica mercantilista, que impede o florescimento de novos meios, enquanto os detentores das concessões seguem sem prestar contas a ninguém sobre o uso que fazem delas".


Membro da executiva nacional da CUT e representante da entidade na CMS, Antonio Carlos Spis disse que "a escolha do 5 de outubro, quando se encerra as concessões da família Marinho, servirá para realizarmos um questionamento nacional sobre todas as renovações, pois é inadmissível que este bem público estratégico seja apropriado ao longo de décadas e renovado sem qualquer condicionante". "Nossa luta pela democratização é contra essa ditadura da comunicação, que manipula, desinforma, age contra os interesses nacionais e populares. É a Rede Globo que está por trás da pressão pela aprovação da Emenda 3, que assalta direitos e transforma todo trabalhador em pessoa jurídica", lembrou Spis.


Manipulação midiática


A secretária nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, fez um paralelo entre a vitoriosa manifestação de 20 mil realizada pela Central em Brasília no 15 de agosto e a minúscula repercussão na mídia, que fez de tudo para esconder o evento. "Este momento de renovação das concessões é propício para tomarmos as ruas e fazer o debate com a sociedade. O que temos hoje é o monopólio das versões de um fato social nas mãos do poder privado. Precisamos garantir a democratização, estruturando a TV Pública, fortalecendo a rede de rádios e tevês comunitárias e garantindo recursos institucionais para as diversas vertentes de opinião. Onde não tem marco regulatório, a verdade do poder privado prevalece, negando espaço ao contraditório", declarou. Rosane acredita que é hora de colocar a mudança na lei em pauta, "numa articulação no Senado e na Câmara para questionar a forma como um bem público está sendo manipulado".


Para o vice-presidente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), Ubiraci Dantas de Oliveira (Bira), é fundamental levar a luta da democratização da comunicação para dentro do Congresso. "As concessões públicas não podem mais continuar servindo como poder paralelo dos oligopólios. O Legislativo tem papel importante nesta luta contra o jogo sujo de meia dúzia de famílias que quer submeter, intimidar e esculhambar a quem se opõe que o Estado seja privatizado, a que seu projeto entreguista seja efetivado". Segundo Bira, os que lutam por um Brasil melhor, livre e independente, devem levar em conta que "manipulação, calúnia e difamação são as armas da mídia contra os que não rezam a cartilha do imperialismo".


Em nome da Marcha Mundial de Mulheres, Sônia Coelho denunciou a responsabilidade da mídia pela manutenção da opressão e da reprodução das desigualdades, deturpando a imagem feminina. "Não é que venda a pulseirinha da garota da novela para ser consumida por milhões, ela faz da mulher o próprio produto a ser vendido, naturalizando estereótipos como se fôssemos só bunda e peito. Além disso, a mídia estimula a gravidez na adolescência, o racismo e a violência contra a mulher, invisibilizando a luta política das que querem transformar esta realidade e afirmar outro projeto de país".


Construindo alternativas


Igor Felippe Santos, da assessoria de Comunicação do MST, deu ênfase ao papel do movimento social na disputa pela hegemonia que se realiza nos meios de comunicação desde a definição da pauta: "sistema construído com base na propriedade privada, na conformação de oligopólios que vão fazendo consensos". Defendendo conjugar a luta institucional com a luta social e a estruturação de meios alternativos, Igor lembrou que antes mesmo da formação do MST, o Movimento já tinha o jornal dos Sem Terra, abordando a experiência do acampamento de Encruzilhada Natalino, em 1981, no Rio Grande do Sul. Atualmente, a retomada da RCTV pelo governo Chávez, na Venezuela, ressaltou, "cumpre um papel pedagógico importante para toda a América Latina, pois demonstra que as redes não são sagradas, que são bens públicos e devem ser reguladas pelo Estado".


Para Luana Bonone, diretora da Comunicação da UNE (União Nacional dos Estudantes), "os movimentos devem ir à ofensiva para conquistar avanços, pois a existência de monopólios de mídia restringem e comprometem o processo democrático". Assim, ao lado da campanha pelas concessões públicas com controle social, asseverou, é preciso popularizar a defesa da Conferência Nacional de Comunicação, enraizando o debate sobre algo que é crucial para os destinos da sociedade brasileira. "Temos um bem público, social, que se encontra usurpado, pois foi entregue na bandeja a grupos privados. Não se trata apenas da população ter acesso a esses meios, mas de criarmos as condições de debater um projeto de país", frisou.


Secretário geral do FNDC e membro da Rede Abraço de rádios comunitárias, José Guilherme fez um relato emocionado sobre "a perseguição e a criminalização que o setor vem sofrendo da Anatel e da Polícia Federal, pois ambas têm se comportado como guardas dos tubarões da mídia". "Estamos tendo o mesmo destino de bandidos pobres: estamos sendo exterminados nas periferias, com processos e condenações que atentam contra a liberdade de expressão", frisou.


Representando a Central de Movimentos Populares (CMP), Luiz Gonzaga Gegê defendeu que a campanha pela democratização da comunicação vá às bases, dialogando com a parcela mais atingida pela política de discriminação e exclusão dos donos da mídia.


Entre outros, também participaram do Seminário representantes da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), da Campanha quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania e da executiva nacional dos Estudantes de Comunicação Social.


Portal do Mundo do Trabalho

Read more...

Read more...

CUCA participa de Plenária Nacional dos Pontos de Cultura


Lançamento oficial da TEIA 2007 e Plenária Nacional dos Pontos de Cultura irão reunir autoridades, imprensa, convidados e representantes de Pontos. O Instituto CUCA da UNE participará do evento.
.

Belo Horizonte (MG) irá sediar dois importantes eventos do calendário nacional cultural: a Plenária Nacional dos Pontos de Cultura e o Lançamento da TEIA 2007 – Tudo de Todos. Nos dias 27 e 28 de agosto, será realizada a Plenária Nacional dos Pontos de Cultura, no Sesc Venda Nova (Rua Maria Borboleta, s/nº - Bairro Letícia), em Belo Horizonte (MG).
.
O encontro tem o objetivo de reunir os representantes do Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, para debater sobre a TEIA 2007 e o Forúm Nacional dos Pontos de Cultura. O lançamento da TEIA 2007 será realizado na seqüência, no dia 28 de agosto, às 10h, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena nº 1537), também na capital mineira.Estarão presentes na soleniadade de lançamento da TEIA 2007 – Tudo de Todos o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o Secretário Executivo do MinC, Juca Ferreira, o secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC, Célio Turino, o governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, entre outras autoridades, além de outros convidados e a imprensa.
.

Além de exposições e apresentações sobre a TEIA, serão exibidos alguns vídeos sobre a última edição da TEIA, realizada em 2006. Veja aqui a programação da Plenária Nacional dos Pontos de Cultura e do Lançamento da TEIA 2007.
.

A programação da Plenária Nacional dos Pontos de Cultura reunirá 70 representantes dos Pontos escolhidos durante os encontros regionais. O evento prevê, para o primeiro dia, a apresentação de uma pauta de discussão sobre a TEIA 2007. No final do dia, haverá uma conversa dos participantes com o secretário de Programas e Projetos Culturais do Minc, Célio Turino. Dia 27 de agosto, pela manhã, serão realizados os grupos de trabalho e, na parte da tarde, a plenária final, que formulará propostas para a TEIA 2007. “A Plenária também é um passo adiante nesse processo de empoderamento, que é um dos princípios básicos da construção do Programa Cultura Viva. A nossa intenção é passar cada vez mais a gestão da TEIA para os próprios Pontos de Cultura, tanto que nessa Plenária nós pretendemos que seja indicado pelos próprios Pontos, a entidade que vai ser a proponente, a âncora, na realização da TEIA de 2008, que será em Brasília, no segundo semestre do ano que vem” , explica o secretário Célio Turino.
.

.
CUCA da UNE participará da Plenária
.

O Circuito da UNE é uma rede organizada em vários estados brasileiros, com isso participará da Plenária como uma rede organizada nacionalmente. O Coordenador Geral do CUCA, Tiago Alves, deve ir representando o Instituto.
.

Em Mato Grosso o Ponto de Cultura CUCA Araguaia representará o estado e o coordenador Leandro Nery participará da atividade. Em seguida as informações e discussões da plenária serão repassados aos outros 7 pontos de cultura do estado.
.

.
Leia entrevista com Célio Turino sobre a TEIA 2007

Fonte: cucadaune.blogspot.com

Read more...

PROGRAMAÇÃO CUCA-RIO

Read more...

Peça sobre Che Guevara estréia no terreno da UNE, no RJ

O espetáculo "As últimas horas de vida de Che Guevara" fica em cartaz de 6 de outubro a 16 de dezembro no terreno da UNE, no Rio de Janeiro.


Depois do sucesso de Saltimbancos, o teatro do terreno da UNE na Praia do Flamengo,132 será palco do espetáculo "As últimas horas da vida de Che Guevara", baseado nas últimas 18 horas que o guerrilheiro passou em seu cárcere, dentro de uma sala de aula, em La Higuera, Bolívia, em outubro de 1967.

O texto foi construído com base no interrogatório realizado por soldados e oficiais do exército boliviano, documento que só foi liberado pelas autoridades do país, 30 anos após a morte do guerrilheiro, e em trechos do depoimento da professora Júlia Cortez, última civil a estar com Che.

O ator Jonh Vaz, que também é coordenador do Teatro Museu da República, do Rio de Janeiro, interpreta Che. Vaz tem no currículo participações nas minisséries JK e Amazônia e já deu vida no teatro a personagens como o seringueiro Chico Mendes e dois ex-presidentes da república: Juscelino Kubitschek e João Goulart.

Serviço
O que: As últimas horas da vida de Che Guevara
Onde: Teatro da UNE - Praia do Flamengo,132 - RJ
Quando: de 06 de outubro até 16 de dezembro
Apresentações: Sábados e domingos ás 20h
Quanto: R$ 20,00

Read more...

CUCA-Rio e UEE-RJ dão início a segunda edição do Forró Universitário

O CUCA-Rio e a UEE-RJ (União Estadual dos Estudantes) trazem a segunda edição do evento que fez grande sucesso no primeiro semestre deste ano na Praia do Flamengo número 132.

Os eventos contaram com a participação dos trios casado e miudinho,
Marcus Lucenna além de muitos outros. Para este semestre a organização do evento diz que não será diferente do primeiro e trazem como primeira atração o Trio Pernambuco que se apresenta neste sábado a partir das 16 horas.

Nos dias 2 e 16 de setembro também volta ao circuito o Cine CUCA Clube. Agora reformulado, o Cine CUCA vai contar com duas exibições e no intervalo um DJ para animar a galera. Uma carrocinha de pipoca promete dar o clima de cinema aos eventos.

Ainda neste mês diversas atividades como oficinas de malabares e expressão corporal entram na programação do CUCA-Rio e todas elas serão publicadas aqui no blog e também no Sítio da UNE (http://www.une.org.br/). Fiquem atentos e não percam nossas atividades.

Os eventos promovidos pelo CUCA-RJ são gratuitos e sem fins lucrativos.

Matéria: Fernando Marray

Fotos: Vitor Vogel

Read more...

Cine Odeon exibe dois filmes sobre a UNE em sessões gratuitas até dia 17

"Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil" do diretor Silvio Tendler, estão em cartaz no cinema mais charmoso do Rio de Janeiro

A estréia dos médias metragens "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil" não poderia ter sido melhor. O Cine Odeon, que fica na Cinelândia, Rio de Janeiro, ficou lotado e com fila na porta no último dia 9.

Para quem não viu e para os que querem rever os filmes do diretor Sílvio Tendler uma boa novidade: até dia 17 deste mês o Cine Odeon vai promover sessões gratuitas todos os dias, às 17h.

Os dois documentários (que se completam e formam um só filme) contam os 70 anos de história da UNE a partir de dois pontos de vista. O primeiro deles, "Ou ficar a pátria livre...", é focado na história política e faz um percurso cronológico sobre o período.

O filme traça um perfil cronológico da militância dos jovens brasileiros, desde a década de 30, quando os estudantes começam a ser organizar, até 2007, quando a UNE ocupou e retomou o terreno onde funcionava a sede a entidade –e que foi incendiada em 1964.

Já o segundo, "O afeto...", é mais subjetivo e explora, nas entrevistas e depoimentos, os aspectos culturais e comportamentais relacionados ao movimento estudantil. Tem com foco na produção cultural e nas experiências pessoais, o filme destaca peças teatrais, poesias e músicas feitas pelos militantes. A maioria com forte crítica social e política.

Serviço
O que? Exibição gratuita de "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil"
Quando? até 17 de agosto
Onde? Cine Odeon
Praça Floriano 07, Cinelândia
Quanto? gratuito


Fonte: www.une.org.br


Saiba mais:
12/08/2007 - Em noite especial, Cine Odeon lotado para lançamento do filme e livro sobre a UNE
08/08/2007 - UNE 70 anos: Silvio Tendler fala dos filmes sobre a história da entidade

Read more...

CUCA Rio realiza festa "agostina" para comemorar o Dia do Estudante



Comidas típicas e muita música animaram as mais de trezentas pessoas que passaram pelo terreno da UNE na Praia do Flamengo no último sábado.
Para celebrar o dia em que o país homenageia os estudantes, o CUCA-Rio, a União dos Estudantes do rio de Janeiro (UEE-RJ) e a Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES), com o apoio de diversas outras entidades, realizaram no último sábado uma festa agostina, com direito a comidas e brincadeiras típicas, além de muita música.

No terreno da entidade na Praia do Flamengo, ao ritmo do forró, mais de trezentas pessoas curtiram o som dos Trios Sotaque do Nordeste e Potiguá, e do cantor Marcus Lucenna, que presenteou a UNE com uma Poesia de Cordel (Leia abaixo).

E como não pode faltar em uma festa "agostina", além da boa música, quem passou por lá também pode curtir muitas brincadeiras como o famoso correio do amor, pescaria, jogo da lata, entre outras.

O que vem por aí depois de comemorar, o próximo passo será organizar o movimento estudantil para a reconstrução a sede da UNE. O projeto já foi doado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Para o CUCA-Rio, este é o momento de confirmar o endereço Praia do Flamengo, 132 como a casa dos estudantes e pólo de produção política e cultural brasileira.

Para este mês, o CUCA anuncia a volta do forró a partir do dia 18, todos os sábados, às 16h. Aos domingos, o pessoal do Movimento Som se apresenta e promove atividades a partir das 15h.
Ainda este mês também entram na programação as oficinas de teatro, malabares, expressão corporal, cine-CUCA e atividades voltadas para o público infantil.

Leia abaixo o poema de cordel, de Marcus Lecenna emhomenagem aos 70 anos da UNE

Une – União Nacional dos Estudantes: militância estudantil, a serviço do Brasil

A UNE está completando

Setenta anos de luta

Neste período marcou

De maneira absoluta

A história do Brasil

Com sua brava conduta

Foram anos de disputa

Encaramos ditadura

A nossa une enfrentou

Anos de chumbo, censura

Defendeu nosso país

Seu povo e sua cultura

Nós lutamos com bravura

Gritos de guerra no ar

Campanhas: petróleo é nosso

Diretas para votar

Pintamos as nossas caras

Fizemos Collor rodar

Podemos nos orgulhar

Da história que fizemos

O nazismo e o facismo

Com firmeza combatemos

Conquistamos duas vezes

A sede que hoje temos

Em trinta e sete nascemos

Dia onze de agosto

De lá pra cá nós crescemos

Sem abandonar o posto

De ser vanguarda política

Pra luta tomamos gosto

O nosso cerne é composto

Da força transformada

Que alimenta a juventude

Por isso aglutinadora

Junta o povo e estudantes

Em luta libertadora

Somos fonte difusora

Do anseio nacional

Nos posicionamos contra

A onda neoliberal

E as privatizações

Feitas de forma imoral

Pois o grande capital

Corrompe, compra, domina

Muda a história dos povos

Prega uma falsa doutrina

Troca o certo pelo errado

E com a mídia se combina

Nossa sintonia é fina

Com as causas populares

Movimentos culturais

Arte em altos patamares

Teatro, livros e filmes

Discos, idéias, cantares

Era o "CPC" nos ares

Surgindo para inovar

Lá pelos anos sessenta

Ousando experimentar

A une virava o "centro

Da cultura popular"

Ditadura militar

Janeiro, sessenta e oito

Passeata dos cem mil

Estudante é povo afoito

Marchou contra os milicos

E quem com eles, fez coito

É fácil roubar biscoito

Das mãos de uma criança

Mas é difícil tirar

De um jovem a esperança

Ou roubar de um estudante

A voz que o futuro alcança

Por isso a une se lança

Nessas lutas do presente

Pra construção do futuro

Forte, firme e consciente

Do papel que desempenha

Pro Brasil seguir em frente

Agora a luta da gente

É para fortalecer

As conquistas populares

Não deixar retroceder

Fazendo as escolhas certas

Pro Brasil poder crescer

O Brasil precisa ter

Ensino de qualidade

Público, bom e democrático

No campo, vila ou cidade

Desde a alfabetização

Até a universidade

Com acesso de verdade

Pra toda a população

Negros, afro- descendentes

Retirantes do sertão

Suburbanos, favelados

Ou de qualquer região

Descaso com a educação

Com políticas sociais

A une sempre rechaça

Somos contra e muito mais

Repudiamos políticos

Corruptos, vis e venais

Contra os grandes capitais

Somos grandes combatente

A vida, acima da dívida

Cerramos unhas e dentes

Para afirmar essa idéia

Bem fundo nas nossas mentes

Estamos muito contentes

Com as conquistas atuais

De arte, cultura, ciências

Promovemos bienais

Retomamos nossa sede

Perdida pros generais

Porém, nós queremos mais

Cada vez mais união

UNE , UBES, estudantes

Pra sempre no coração

Avante, arriba, pra frente

E salve a renovação

Escola, trabalho e pão

Brasil forte e combativo

Com nosso povo felizCulto, bravo, criativo

Com saúde e consciência

E de mais ninguém cativo

Esse é o principal motivo

Pra gente se organizar

A união dos estudantes

Sempre, sempre, vai lutar

Pra que a justiça vença

Pra que a paz possa reinar

Agora pra terminar

Façamos uma saudação

A todos que construíram

Com sangue, suor, paixão

A união dos estudantes

Orgulho dessa nação


Meu carinho e atenção

As lutas dos estudantes

Rindo, chorando ou brigando

Com forças extenuantes

Unidos pelo Brasil

Seguindo em frente atuantes


Ligados, perseverantes

Uma luta a se travar

Com garra, força e coragem

Em cada instante lembrar

No coração do estudante

No sonho do militante

A vida vem se afirmar


Fernando Marray

CUCA Rio

Fotos: Vitor Vogel

Read more...

Nova diretoria da UNE toma posse na sexta (10) e comemora os 70 anos da entidade



Festas e atos políticos vão marcar o aniversário da entidade em São Paulo e no Rio de Janeiro
Nesta semana, uma série de atividades no Rio e em São Paulo celebrará os 70 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE). A entidade faz aniversário no próximo sábado, 11 de agosto, mas as comemorações começam bem antes. Haverá posse da nova diretoria, passeatas, lançamentos de filmes e livros, sessões de cinema gratuitas, além de shows e a apresentação do novo projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para a sede na Praia do Flamengo, 132.
"Todas essas atividades, claro, são importantes para marcarmos essa data especial. Mas o que importa de verdade é saber que a UNE, ao longo de toda esta trajetória, depois de passar por momentos difíceis, chegando a ser extinta pela ditadura militar, se reconstruiu, fortaleceu a sua base e hoje continua de pé, cada vez mais jovem", diz presidente da UNE, Lúcia Stumpf. "Esse aniversário também serve de reflexão e homenagem a todos os que tombaram na luta pela democracia e justiça social. Que outros 70 anos venham e que nunca esqueçamos os Honestinos, Vannucchis e Edsons que doaram a vida pela luta", completa. (Visite o especial dos 70 anos da UNE)
Abaixo, confira o resumo da programação nas duas capitais:

RIO DE JANEIRO
» Lançamentos: filme e livro sobre a UNE – 9 de agosto (quinta)A festa começa na quinta-feira, 9 de agosto, às 18h30, no Cine Odeon, no Rio de Janeiro. Neste dia, o Projeto Memória do Movimento Estudantil (http://www.mme.org.br/) vai homenagear os estudantes com dois presentes especiais: o livro "Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias", da historiadora Maria Paula de Araújo; e dois filmes inéditos dirigidos por Silvio Tendler: "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil".
Os documentários (que se completam e formam um só filme) de Tendler contam esses 70 anos de história a partir de dois pontos de vista. O primeiro, "Ou ficar a pátria livre...", é focado na história política e faz um percurso cronológico sobre o período. Já o segundo, "O afeto que se encerra...", é mais subjetivo e explora, nas entrevistas e depoimentos, os aspectos culturais e comportamentais relacionados ao movimento estudantil.
Os filmes e o livro fazem parte do projeto Memória do Movimento Estudantil que vem resgatando a história da militância da juventude brasileira. A iniciativa tem o patrocínio da Petrobras, e é resultado da parceria da UNE com a Fundação Roberto Marinho, Museu da República e TV Globo.
Uma das principais ações do projeto foi o registro de 100 depoimentos com os principais expoentes desse movimento. O trabalho deu origem a cerca de 300 horas de gravação, que serviram de base para a produção de Sílvio Tendler e a pesquisa da professora Maria Paula Araújo.
(* A sessão de lançamento será fechada para convidados. Os filmes também vão ser exibidos, nos dias 11 e 12 de agosto, no Canal Futura)
» Passeata, posse e projeto Niemeyer – 10 de agosto (sexta)Na sexta-feira, 10 de agosto, a UNE fará uma "culturata" pelas ruas do Rio de Janeiro para comemorar os 70 anos. A concentração será às 13h, no largo do Machado, com a participação do grupo Rio Maracatu. De lá, os estudantes seguem para o terreno da Praia do Flamengo, 132, espaço que foi recentemente retomado pela UNE, após anos de impasse judicial com um estacionamento clandestino que funcionava no local (saiba mais: www.une.org.br/acampamento).
No terreno haverá a apresentação do novo projeto elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para a construção da sede da UNE na Praia do Flamengo. Logo depois, um ato com a presença de personalidades políticas e culturais, ex-lideranças estudantis e ex-presidentes da UNE dará posse à nova diretoria da entidade, eleita em julho, durante o 50º Congresso. A nova presidente é a gaúcha Lúcia Stumpf, 25 anos, a 4ª mulher a assumir o comando da entidade.
A nova direção da UEE-RJ (União Estadual dos Estudantes) também tomará posse. Para encerrar o dia, show da velha guarda da Vila Isabel.» Festa 70 anos – 11 de agosto (sábado)No sábado, 11 de agosto, data do aniversário da UNE e também dia do estudante, atividades culturais gratuitas no terreno vão acontecer durante todo o dia. O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) do Rio de Janeiro programou exibição de filmes infantis e uma festa "agostina", com quadrilha, barraquinhas e trios de forró.
SÃO PAULO
» Posse da diretoria e festa 70 anos – 11 de agosto (sábado)Em São Paulo também acontece uma festa no sábado, dia 11. Os estudantes paulista vão comemorar os 70 anos da UNE no Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri, sede do CUCA-SP.
Na programação, também gratuita, exibição dos filmes "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil", de Silvio Tendler; e "Arquivo Gui: Honestino Guimarães", dirigido por Paula Damasceno, e produzido pelo CUCA.
Haverá ainda uma nova posse da diretoria da entidade, junto com a UEE-SP (União Estadual dos Estudantes). Pouco antes da festa, o ex-presidente da UNE, Gustavo Petta, lançará o seu Blog (http://blogdopetta.blig.ig.com.br/), que será hospedado no portal do IG e vai tratar de temas ligados à juventude.
PROGRAMAÇÃO 70 ANOS DA UNEInformações: (11) 5572.1119 / cuca@une.org.br
RIO DE JANEIRO
9 de agosto (quinta)Local: Cine Odeon - Cinelândia/Centro18h30 – LançamentosLivro: "Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias" - Maria Paula de AraújoFilmes: "Memória do Movimento Estudantil – Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil" – Dir. Silvio Tendler
10 de agosto (sexta)13h - "Culturata" - Passeata Cultural dos 70 anosConcentração: Largo do Machado
15h - Apresentação do Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer Posses diretoria da UNE e UEE-RJFesta de encerramento com a Velha Guarda da Vila IsabelLocal: Praia do Flamengo, 132
11 de agosto (sábado)Local: Praia do Flamengo, 13214h - Exibição de filmes infantis
16h - Arraial do CUCA-RJTrio Potiguá, TrioCasado Miudinho, Marcus Lucenna
SÃO PAULO11 de agostoLocal: Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri/CUCA-SP (sede das entidades)Rua Vergueiro, 2485, Vila Mariana18h - Exibição de Filmes "Memória do Movimento Estudantil - Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" (Dir. Sílvio Tendler)"Arquivo Gui: Honestino Guimarães" (Dir. Paula Damasceno, Alessandra Stropp e Luís Parras)
20h - Posse das diretorias UNE e UEE-SPLançamento do Blog do ex-presidente da UNE, Gustavo Petta
21h30 - Festa 70 anos da UNE

Da Redação
Fonte: ww.une.org.br

Read more...

CUCA-RJ participa de encontro dos Pontos de Cultura em Nova Iguaçu

Evento vai reunir pontos de cultura do Rio de Janeiro e Espírito Santo para debater a articulação entre cultura, educação, economia, trabalho e cidadania
Após o TEIA, realizado em São Paulo, em 2006, e já esquentando os motores para o próximo encontro nacional dos pontos de cultura, em novembro, na capital mineira, é chegada a vez do Rio e Espírito Santo mostrarem sua força: o Primeiro Encontro Regional dos Pontos de Cultura e Economia Solidária acontece no SESI de Nova Iguaçu, de 3 a 5 de agosto.
O objetivo é pensar a implementação de ações que articulem cultura, educação, economia, trabalho e cidadania de modo democrático. A idéia central é envolver a sociedade civil na gestão social transformando os conceitos de cultura e política em fatores de desenvolvimento econômico, que gere trabalho, renda e emprego.
O encontro, por meio da autogestão comunitária, visa refletir sobre a expansão da cidadania e aprofundamento democrático dando ênfase à discussão e aprimoramento das políticas públicas. Para isso, reunirá os Pontos de Cultura dos dois estados, empreendimentos de Economia Solidária e diversas Instituições públicas e privadas. Além disso, completam a programação atividades artísticas, culturais, exposição de produtos de empreendimentos solidários, debates, grupos de trabalhos e oficinas.
Junto e misturadoO Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) do Rio, como dizem os rappers, estará "junto e misturado". Além da participação de vários de seus integrantes, a TEIA contará também com a produtora cultural e uma das coordenadoras do CUCA-RJ, Aline Portilho.
"É fundamental a relação do movimento estudantil com os Pontos de Cultura na medida em que são experiências de vida distintas e essa troca é essencial. É importante dialogar com os outros agentes que também visam construir uma postura crítica diante da sociedade. Existem outros terrenos para fazer política e a cultura é um muito fértil que precisamos fortalecer", avalia.
A TEIA RJ/ES é uma realização da Representação Regional do Ministério da Cultura RJ/ES, Secretaria de Programas e Projetos Culturais em parceria com o Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro, o Ministério do Trabalho/Delegacia Regional do Trabalho-RJ, Fórum da Economia Solidária do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu.
Saiba mais:http://www.cultura.gov.br/noticias/multimidia/index.php?p=15273&more=1 http://www.cultura.gov.br/sys/skins/cultura_viva_capa/sistematizacao_fim.php

Da redação
Fonte: www.une.org.br

Read more...

CUCA Rio Participa da 4ª Convenção de Malabarismo e Circo em Petrópolis


De 26 a 29 de Julho em baixo de muito frio a cidade de Petrópolis foi palco da 4ª Conferência de Malabarismo e Circo do Rio de Janeiro que neste ano contou com o apoio do CUCA RIO.
Num Clima bastante familiar os mais de 160 participantes que vinham de diversos lugares do Rio de Janeiro e também de São Paulo, Minas Gerais, Londrina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo sem esquecer dos participantes de outros países como Chile, Argentina Uruguai e Alemanha, montaram suas barracas e Transformaram a quadra do CIEP Cecília Meireles em uma tenda gigantesca para abrigar as atividades da quarta conferência.
A Conferência foi marcada por inúmeras atividades como apresentações, treinos, jogos e oficinas. No segundo dia houve o lançamento oficial da conferência - onde os participantes jogam três vezes para o alto seus instrumentos circenses ao som de sanfonas e pandeiros-, no mesmo dia também teve a noite fogo e Luz onde os participantes se apresentavam com seus instrumentos em chamas e pra fechar a noite a apresentação dos renegados, momento em que a platéia participa apresentando qualquer coisa, sejam acrobacias, poesias ou suas habilidades com os instrumentos de malabares e é a própria platéia quem julga a performance do renegado, se for boa ganha uma cerveja ou um drink mas se não for o participante e alvejado por latinhas de cerveja.

No terceiro dia de convenção nem a chuva fina e fria que caia na Cidade Imperial impediu que os participantes tomassem as ruas do centro da cidade num cortejo que deixava as pessoas encantadas e admiradas, fossem elas crianças ou adultos. Os lojistas também largavam seus postos e corriam para assistir a passagem dos Palhaços e Malabaristas que os convidavam para o ápice do encontro que aconteceria na noite de sábado, era a Festa de Gala e o Renegala, momentos mágicos em que os artistas vestiam suas melhores roupas e davam o melhor de si na apresentação de seus números para impressionar o público.

A organização do evento ficou por conta de quatro pessoas - Miguel Noronha, Andre de Abreu, Tainá Förthmann e Emerson Rodrigues - que passaram diversas noites em claro para fazer um evento em que os participantes não tivessem preocupação alguma com estrutura, alimentação, alojamento etc. Segundo Paulo Vitor ( P.V.) “ É preciso ter um conhecimento prévio das atividades para poder montar a estrutura necessária para a galera poder se apresentar sem problemas."
Para André um dos organizadores do evento a convenção vai além de apresentações e competições, ela tem o caráter de difundir a arte circense pelo Brasil. “Falta trabalho para toda essa galera que não tem o reconhecimento da sociedade”. Para Emerson que também faz parte do CUCA Rio que não tem uma opinião diferente de André, “a conferência vale também como um intercâmbio entre os artistas já que tem gente de todo o Brasil e de outros países também. Desta forma cria-se um espaço em que podemos observar e aprender novos truques com nossos colegas e também nos divertimos muito além de acompanharmos o crescimento dessa arte milenar que é o Malabarismo. Uma arte que não tem preconceito algum para quem pratica, conseguimos aglomerar vários tipos de pessoas de todas as classes sociais”.
Tainá que também faz parte da organização lembra que os apoios que receberam foram fundamentais para que pudessem realizar esta conferência. Ela diz também que este tipo de conferência segue os padrão de conferência europeu que já esta em sua 30ª Edição. Quando perguntados sobre o que fariam dali pra frente, várias idéias surgiram, inclusive a de montar um núcleo organizacional que fosse responsável por montar a Conferência Latina Americana de Malabarismo e Circo.

A nós só resta botar fé nessa galera e aplaudir de pé o trabalho que eles fazem todos os dias em todos os canto do mundo, seja no sinal de transito, no picadeiro, na praça publica ou em casa.

Um Espetáculo do Crescimento...

Fernando Marray
CUCA Rio

Read more...